Mais uma homenagem ao médico Alahyr Gouveia
05/12/2017 20:00 - Atualizado em 05/12/2017 22:15
Dr. Alahyr, um expoente da sociedade itaperunense
Em 1976, foi o candidato mais votado para a prefeitura de Itaperuna e por conta da sublegenda, Dr. Alahyr não foi considerado eleito.
Naquela eleição disputaram pelo MDB, Orlando Tavares, tendo como vice José Gouvêa Leonardo, obtendo 8.028 votos. O segundo candidato do MDB foi Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão, tendo como colega de chapa Paulo Ernani Ferreira.
A chapa de Claudão obteve 4.328 votos. O terceiro nome do MDB na disputa de 76 foi Evergisto José Mozer e seu vice Walfrido Marques de Oliveira, que alcançaram 551 votos. Pela ARENA, Rubens Vieira Leite como candidato a prefeito e José Basilio de Freitas, como vice, conquistaram 2.160 intenções.
O campeão de votos foi Dr. Alahyr, tendo como colega de chapa, Petrônio Fernandes Brandão. A chapa obteve 8.140 votos.
Por que Dr. Alahyr não tomou posse?
Porque somando os votos dos candidatos do MDB obteve-se 12.907 votos e os candidatos da ARENA, partido do Dr. Alahyr, 10.300. Desta forma, o mais votado do MDB, Orlando Tavares, foi considerado eleito.
As regras eleitorais vigentes no período criavam situações como esta e até hoje, acontece algo semelhante com a eleição proporcional para deputado, na medida que candidatos com maior número de votos não são considerados eleitos, que outros com menos votos, porque os partidos não atingiram o quociente eleitoral. Naquela época podia acontecer o mesmo na eleição de prefeito.
Lançar mais de um candidato pela sublegenda não era obrigatória. Era permito pela lei, mas não obrigatório. Em Porciúncula, no mesmo ano, meu avô, Alaor Braz da Fonseca, era eleito prefeito pela ARENA. Naquela eleição, tanto a ARENA quanto o MDB lançaram apenas um candidato.
Apesar do ocorrido na eleição de 1976, a liderança política do Dr. Alahyr em Itaperuna tinha reflexos na região Noroeste, e o colocava como uma figura destaque no contexto político-partidário.
Dr. Alahyr foi amigo do meu avô Alaor e durante o seu governo, em Porciúncula, esteve presente em vários momentos, com diversos registros em jornais da época e recentemente por mim, no livro O Prefeito Progressista.
Naquela época, durante o Governo Faria Lima e dos Governos Geisel e Figueiredo, a região vivia um período de intenso progresso, sob as articulações políticas dos deputados Luiz Fernando Linhares, Saramago Pinheiro e Alair Ferreira e certamente Dr. Alahyr teria sido um grande interlocutor da região a frente da prefeitura itaperunense.
Como médico e fundador da Casa de Saúde e Maternidade Santa Therezinha, o seu espírito empreendedor e a sua dedicação pela profissão se traduziam no reconhecimento e gratidão da comunidade itaperunense.
Não tive a oportunidade de conviver com Dr. Alahyr, mas como observador da política porciunculense e regional desde muito pequeno, principalmente porque nasci e vivi dentro deste ambiente, o nome do Dr. Alahyr sempre surgia, entre fotos e histórias de um tempo onde se fazia política por amor e dedicação à causa pública.
Aos familiares do Dr. Alahyr, meus sinceros sentimentos.
Guilherme Fonseca Cardoso
Legenda das fotos -
Foto 1 - A partir da esquerda - Dr. Alahyr, deputado federal Saramago Pinheiro, deputado estadual Luiz Fernando Linhares, senhora não identificada, prefeito Alaor Braz da Fonseca.
Foto 2 - A partir da esquerda, Dr. Alahyr é o segundo, em primeiro plano, ao lado do prefeito Alaor.
Foto 3 - Entrada principal da Prefeitura de Porciúncula. Dr. Alahyr, é 5º, em primeiro plano, a partir da esquerda. Entre vários vereadores, servidores municipais, amigos e correligionários estavam presentes os deputados Saramago Pinheiro, Luiz Fernando Linhares e o prefeito Alaor.
Guilherme é arquiteto urbanista e porciunculense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]