SJB: perspectiva de aumento da pobreza?
27/12/2017 15:05 - Atualizado em 27/12/2017 15:05
A Prefeitura de São João da Barra publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (27) um cronograma aprovado para o Plano Plurianual (PPA), com relação a programas e ações que deverão ser desenvolvidas nos próximos quatro anos. Muitas questões necessárias, diga-se de passagem. Porém, chama atenção um ponto da Assistência Social: a previsão de crescimento dos beneficiários do programa de transferência de renda Cartão Cidadão (entre outros programas assistenciais). Suspenso desde o ano passado pelo ex-prefeito Neco (PMDB), o programa foi cancelado na Câmara, por lei, a pedido da atual prefeita Carla Machado (PP) em julho deste ano. Agora, o planejamento é de retomada no ano que vem (e vale abrir um parêntese para lembrar que é ano eleitoral) com mil beneficiários. Em um município na contramão dos demais da região, como salientou a própria prefeita em discurso no Porto do Açu, causa estranheza o acréscimo (ou a previsão de evolução) de mil beneficiários a cada ano até 2021. Os programas sociais deveriam desenvolver um papel paliativo, até que se consiga tirar as famílias da situação de vulnerabilidade, diminuindo os beneficiários gradativamente. Mas será que em SJB a tendência é ter mais pessoas pobres a cada ano? Não é um contrassenso para uma cidade com tanta expectativa de crescimento?
Não há oposição quanto à retomada dos programas de transferência de renda. Pelo contrário, a cobrança é até pelo fato de não ter sido feito antes, embora seja compreensível que o primeiro ano de gestão tenha sido, como disse a prefeita nas redes sociais, para “arrumar a casa”. Mas há de se salientar, também, que é muito, muito estranha a aposta numa vertente crescente de beneficiários do programa de transferência de renda municipal. Quais seriam os critérios adotados? Qual seria a justificativa para saltar de nenhum beneficiário em 2017, primeiro ano da gestão, para três mil em 2020, (ano do pleito municipal), conforme a previsão? E como chegaremos a quatro mil beneficiários em 2021? Mais de 10% da população sanjoanense estará em situação de vulnerabilidade? Este é o planejamento, com perspectiva de aumento da pobreza?
Tudo isso ocorre mediante a um cenário de boas novas para o município, alavancado pelo desenvolvimento do Porto do Açu. Para os próximos anos, num futuro bem próximo, estão previstas duas termelétricas, sem falar no pleno funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o aumento no movimento de cargas no terminal, que, inclusive, terá o pátio ampliado. Este é o contrassenso: da cidade que cresce, mas a população, ao menos no papel, empobrece.
É claro que o PPA é apenas um norteador, que pode ser alterado a qualquer momento. Mas é o parâmetro utilizado como norte que assusta. E o pior disso tudo e que nesta quarta vai ser divulgada a competente empresa que conseguiu, em seis dias úteis, cumprir com todas as exigências e vai realizar o “verão Balneário 2018“. Serão 10 shows de artistas com projeção nacional, entre os dias 6 de janeiro e 4 de fevereiro. Nas redes sociais, terreno “fértil” para as discussões sanjoanenses, os shows estarão em destaque. Já o que foi debatido aqui, bem como já dizia Rita Lee com relação ao “prometido e não cumprido”, “tudo vira bosta...”
Em tempo — Aos citados, leia-se prefeita, secretários ou Prefeitura (por meio de suas secretarias), está aberto, como sempre, espaço para o contraditório.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]