Temer no Açu para criação da ZPE
27/12/2017 11:35 - Atualizado em 27/12/2017 12:30
O Porto do Açu recebeu nesta quarta-feira (27) o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Ele vai assinar do decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no complexo. Também estiveram no Porto o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marco Pereira, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), o prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), e outras autoridades. O blog fez a transmissão ao vivo, por meio da NBR, dos discursos e a assinatura do decreto da ZPE no Açu. 
Já aprovada no último dia 6, pelos ministros que compõem o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, a ZPE no Porto do Açu será a 26ª a ser criada no país por meio de decreto, mas apenas uma delas, a de Pecém no Ceará, está funcionando efetivamente. No estado do Rio, só existe uma, criada ainda em 1988, em Itaguaí, mas que também não está em operação.
A expectativa é que após a assinatura do decreto, o Governo do Estado abra um processo de licitação para contratar uma empresa que administre a Zona. A previsão é que o processo seja concluído ainda no primeiro trimestre do próximo ano. Já o funcionamento efetivo da ZPE, com a instalação de empresas interessadas na exportação de seus produtos, deve acontecer ente dois e três anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]