De volta
Após duas semanas sem atualizações, o “Blog do Arnaldo Neto” volta a ter publicações diárias nesta terça-feira (5), um dia após o previsto inicialmente. E olha que não foram duas semanas nada tranquila no noticiário político. Os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, ambos do PR, foram presos — sendo que a ex-prefeita de Campos conseguiu habeas corpus e teve a prisão substituída por medidas restritivas; além dos dois, a operação Caixa d'água também levou para a pisão os aliados Thiago Godoy e Suledil Bernardino; a Justiça Eleitoral de Campos ainda determinou o encarceramento do presidente nacional do PR, Antônio Carlos Rodrigues.
Ainda sobre prisões, mas em outra operação, na Cadeia Velha, os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi voltaram a ser presos. Integrantes da cúpula do PMDB no Rio e com forte influência no parlamento — Picciani é presidente da Casa, cargo que Melo também já ocupou e Albertassi era líder do partido — eles tinham deixado a prisão por decisão da maioria dos deputados, revogando no dia 17 de novembro a prisão decretada no dia anterior. Porém, na semana seguinte, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª região anulou a decisão da Alerj e os três voltaram para o presídio. Estão na mesma ala em que está o ex-governador Sérgio Cabral, no presídio de Benfica. Garotinho também passou por lá, mas foi transferido para Bangu. Disse que foi agredido e ameaçado dentro da cela. As imagens das câmeras de segurança, que estão sendo apuradas, não mostram movimentações suspeitas. O caso ainda está em investigação.
E por falar em Benfica, Rosinha, antes de conseguir o habeas corpus, ficou por lá. E poucos dias depois, passou a ter como companheira de cela Adriana Ancelmo, a esposa de Cabral. Ela cumpria prisão domiciliar, mas retornou à cadeia no último dia 23, por decisão também do TRF. Adriana já foi condenada a 18 anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Nesse período de folga, até a “Caravana do Lula em Campos”, que havia sido divulgada no blog, passou por mudança. Inicialmente anunciada para 6 de dezembro, a visita do ex-presidente será nesta terça, dia 5, com ato na praça do Liceu, às 19h. Ele ficará em Campos para um encontro na manhã desta quarta (6) com reitores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), no campus Centro do IFF.
No tabuleiro político regional, quem ganhou fôlego, apesar da prisão dos pais, foi Wladimir Garotinho (PR). Pré-candidato a deputado, o filho dos ex-governadores foi absolvido em uma ação penal na qual era réu por suposta participação no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. A decisão do juiz Ricardo Coimbra foi por falta de provas. Wladimir foi o primeiro réu absolvido nas ações penais da Chequinho. Antes, em junho, a denúncia contra Jorge Magal (PSD) — vereador eleito, afastado do mandato por condenação na esfera eleitoral da Chequinho — não foi aceita.
Já nas outras ações, Anthony Garotinho foi condenado a quase 10 anos de prisão. Os vereadores Jorge Rangel (PTB), Kellinho (PR), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB) e Thiago Virgílio (PTC) foram condenados a cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semi-aberto, além da perda dos mandatos. Como a decisão é de primeira instância, onde também foram condenadas a ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Alice Ribeiro e Gisele Koch, ex-coordenadora do Cheque Cidadão, todos recorrem em liberdade.
Em suma, mas muito bem resumido, foi o que aconteceu de mais quente na política da planície. Na Câmara de Campos o clima ficou quente mesmo foi na sessão que reajustou o valor da planta genérica do município e certamente trará aumento no carnê do IPTU do ano de 2018. Segundo a Prefeitura, a média da correção do imposto no próximo ano será de 19%, além da ampliação das isenções.
Já em São João da Barra, a violência, ou a já famosa sensação de insegurança, é que vem ganhando destaque. Nas últimas semanas, duas escolas foram alvos de criminosos, que arrombaram e depredaram os prédios — além, é claro, de levarem materiais. Nem os idosos estão escapando das ações dos criminosos, sendo um inclusive assassinado.
Ainda sobre a cidade sanjoanense, as fortes chuvas que caíram na região evidenciaram velhos problemas, com pontos históricos de alagamento pelo município. Apesar da água que, felizmente, caiu do céu, problemas de abastecimento continuam entre as principais reclamações dos munícipes. Outro problema, que com a chuva se agrava, é o de fornecimento de energia. Atafona continua sem resposta. As autorizações não andam e o mar, que deu uma trégua na região da foz do Paraíba, começa a dar sinais de avanço em outros trechos do litoral.
Para não falar que todas as notícias são ruins, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) voltou a atender no município. A expectativa é que no próximo ano o município firme um convênio com a instituição para ampliar e normalizar o atendimento. E por falar em repasse da Prefeitura, as escolas de samba Congos e Chinês tiveram os termos de fomento formalizados e passarão a receber com antecedência os R$ 234 mil a que cada agremiação tem direito para os desfiles no carnaval sanjoanense.
E vamos aguardar as próximas notícias!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]