A importância do empreendedorismo na mudança de um sistema
- Atualizado em 08/12/2017 09:05
Por Mariah Azevedo Monteiro, 08/12/2017
Muito se fala sobre a crise, sobre o quanto o Brasil sofre econômica, política e socialmente, sobre ter ou não uma saída para a situação atual. O grande desafio piora quando. geralmente, as pessoas de uma cidade ou região não buscam desenvolver nada ou abrir um negócio mas optam por aguardar investimentos de grandes empresas ou multinacionais que salvariam e revolucionariam o local. Será que a própria população tem algum poder de mudar o sistema onde vive?
De fato, mudanças não são de um dia para o outro e requerem atenção e dedicação, seja como for. Mas quando a responsabilidade é do indivíduo, passa a ser escolha do mesmo realizar seu objetivo ou não.
Todos têm essa responsabilidade. Todos têm essa escolha. Uma das chaves dessa mudança é o empreendedorismo, que é muito mais do que apenas ser dono de um algo. Mais do que ter um negócio, o empreendedor precisa desenvolver uma série de características que o ajudarão a gerir sua empresa, as pessoas ao seu redor, o relacionamento entre elas, seus clientes e sua vida.
É importante que haja um alinhamento entre atitudes, pensamentos e comunicação, vontade de ouvir as pessoas ao redor e um estudo frequente dos desafios da sociedade. Uma pessoa com espírito empreendedor pode e deve atentar-se ao que pode solucionar e inovar no local onde vive, estimulando crescimento da região e também da população.
Grandes empresas investem nas cidades com o objetivo de explorar o local, trazendo progresso e receita para a região. Porém, as pessoas não devem tornar-se reféns das mesmas. Existem inúmeros casos de sucesso onde o empreendedorismo mudou uma cidade, trazendo turistas, fornecedores e clientes. Pequenas empresas que se tornaram enormes fábricas, cidades mínimas que cresceram por conta do trabalho da população.
Os movimentos que estimulam o empreendedorismo crescem em Campos e região todos os dias: ondas empreendedoras, movimento empresa júnior, start-up weekend, encontros de benchmarking e tantos outros. A capacitação existe e é quase sempre gratuita. Você tem uma ideia? Estude-a, crie uma estrutura sólida e aposte nela. Faça com vontade, dedicação e seriedade, pois assim você não vai contribuir apenas com o seu crescimento, mas também com inúmeras famílias e fazer diferença na sua sociedade.
Mariah Azevedo Monteiro é Graduanda em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas da Engloba Consultoria e Soluções (Empresa Junior)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rafael Mamiya

    [email protected]