Ponto Final - Nova fase de fiscalização do transporte clandestino não acontece em Campos
15/11/2017 11:16 - Atualizado em 19/11/2017 15:18
Tem vaga?
Como o Ponto Final mostrou ontem, era para ter começado a nova fase de fiscalização do transporte clandestino em Campos com os motoristas das lotadas sendo enquadrados na Lei das Contravenções Penais (LCP) e não mais apenas no Novo Código Tributário. Porém, na prática, não foi bem assim que aconteceu. Ontem, um dos condutores irregulares flagrados pela fiscalização foi autuado apenas por condução perigosa na 134ª Delegacia Policial por ter fugido dos agentes. À tarde, uma equipe de reportagem da Folha acompanhou mais ações contra as lotadas e constatou novamente que a lei não estava sendo aplicada, pois somente os veículos eram apreendidos e multados. A promessa era que, com base no artigo 47 da (LCP), motoristas fossem enquadrados na DP, inclusive sendo também encaminhados passageiros como testemunhas da prática irregular.
Falta de sintonia
A Polícia Civil parece não ter entrado no ritmo da nova proposta, tanto que após as informações divulgadas pela Folha, uma nova reunião entre o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, e representantes das forças de segurança vai acontecer nos próximos dias. “Não pode o cidadão está realizando uma prática criminosa e chegar na hora de ser autuado ficar apenas na direção criminosa. O policial apresentou todas as provas de que estaria conduzindo passageiros, de estar praticando um crime de contravenções, mas o delegado não acatou esse aspecto. Está havendo uma deficiência na fiscalização”.
Mais um passo
O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), entregaram ontem ao presidente Michel Temer, em Brasília, uma carta na qual destacam a importância da implantação da estrada de ferro Rio-Vitória (EF-118). Ao lado da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), e do prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), Pezão e Hartung fizeram o lançamento oficial do protocolo de intenções para a instalação da ferrovia na última quarta-feira, no Porto do Açu. Pezão disse que Temer recebeu o pleito e falou que vai pedir prioridade no estudo da concessão.
Injeção
Também ontem, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., anunciaram o repasse de recursos de emenda parlamentar da bancada federal para o custeio das unidades de saúde do Estado. Ao todo serão destinados R$ 55 milhões para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse), na Baixada Fluminense, e 20 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de todas as regiões do Rio. Entre as UPAs beneficiadas com os recursos estão as dos municípios de Macaé, Itaperuna, Araruama e Cabo Frio.
Seca em pauta na região
Secretários municipais de Agricultura do Norte Fluminense participaram, ontem, de uma reunião do Conselho da área em Quissamã. O tema principal, como não poderia deixar de ser, foi a estiagem na região. Estiveram presentes representantes de Carapebus, Conceição de Macabu, Campos, Cardoso Moreira e Quissamã. O próximo passo da entidade definido no encontro é agendar uma data com o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, para buscar ações que minimizem o problema.
Empenho
O vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, destacou que a água tem sido um problema no município. “A Lagoa Feia, único recurso hídrico que abastece o município, está com sua lâmina d’água muito abaixo do nível normal”, ressaltou. O presidente do Conselho e secretário de Agricultura de Campos, Nildo Cardoso, pontuou que uma das saídas seria a abertura de poços em localidades polo. “Quem arcaria com este investimento, que não é barato?”, questionou, acrescentando a necessidade de definir ações emergenciais junto aos órgãos estaduais e federais, diante da previsão de longos períodos sem chuva para o próximo ano.
Homenagem
A Rad Med foi homenageada ontem na sessão da Câmara de Campos pelo vereador Marcos Bacellar (PDT), que propôs uma moção de aplausos à empresa, que há mais de 29 anos é referência em diagnóstico por imagem, oferecendo radiologia com tecnologia avançada. O diretor Carlos Mario Melo de Souza falou sobre a dedicação aos pacientes e da preocupação constante em prestar o melhor serviço, além de atualizar a clínica com os melhores equipamentos para garantir diagnósticos mais precisos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS