Prefeitura faz cortes para não repetir o Estado
12/11/2017 09:53 - Atualizado em 19/11/2017 15:14
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Salários do Estado
É de promessa ainda que tem vivido a maioria dos servidores do Estado, que espera ansiosamente pela liberação de um empréstimo que o Governo do Rio vai fazer com um banco europeu, com a expectativa de alocação de R$ 2 bilhões ainda este mês para quitar dois meses de atrasos salariais, além do 13º de 2016. Mas enquanto o dinheiro não vem para todos, a secretaria estadual de Fazenda confirmou que os servidores ativos da Educação e o pessoal da Segurança Pública do estado (ativos, aposentados e pensionistas) vão receber os salários referentes ao mês de outubro na próxima quinta-feira (16).
Salários da Prefeitura
Para tentar evitar o mesmo colapso na folha de pagamento, como aconteceu no Governo do Estado, o prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), cortou na própria carne, reduzindo em 20%, durante os próximos 120 dias, o próprio salário, da vice, secretários e cargos comissionados (DAS), o que também deve refletir no salário ou na cobrança da população aos vereadores para fazerem o mesmo. Mas longe da demagogia, Rafael deixou claro que o seu corte visa adequar a folha municipal à Lei de Responsabilidade Fiscal e melhorar as condições para o pagamento dos demais servidores, já que atrasos têm ocorrido com os DAS e RPAs (Regime de Pagamento Autônomo), mas que a Prefeitura já começou a regularizar.
“Gato Preto” tombado
Para os fãs do “Bar Ao Gato Preto” uma boa notícia. O Conselho Municipal de Cultura de Campos fez a entrega do certificado de tombamento como patrimônio histórico imaterial do local ao proprietário, na manhã de ontem, motivo de muita comemoração. Botequim gastronômico das antigas, modesto e sem mesas, ele oferece aos seus apreciadores um menu de porções de iguarias tradicionais do torresmo a uma boa cachaça. O bar fica no coração do Centro da cidade, na rua 21 de Abril.
“Adote uma praça”
A Câmara Júnior de Campos vai realizar, na manhã de hoje, uma ação para revitalizar a praça 1° de Maio, localizada na rua Voluntários da Pátria, 375, no Centro. As intervenções voluntárias começarão por volta das 9h. A revitalização faz parte do programa “Adote uma praça”, de acordo com a Lei 8.771/2017, aprovada mês passado. A lei surgiu de projeto do vereador Enock Amaral (PHS), que tem como objetivo viabilizar parcerias entre Prefeitura e iniciativa privada para a manutenção de praças, jardins e canteiros no município.
Sabores do Noroeste
O município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, também vive seu momento de aposta no setor de gastronomia. Termina hoje o Festival Gastronômico Sabores do Noroeste, aberto na última sexta-feira. Além do cardápio no capricho, a decoração do espaço tem sido uma das grandes sensações do evento. Quando o visitante chega ao boulevard, percebe os detalhes inspirados na intervenção urbana que aconteceu no mês de julho, na pequena cidade de Águeda, em Portugal. Uma profusão de guarda-chuvas coloridos.
Festival em Campos
Em Campos, também está aberto 3º Festival Gastronômico, com a participação de 35 estabelecimentos, como restaurantes, bares e bistrôs, em diversas áreas da cidade. O evento vai até o dia 26 de novembro, com pratos exclusivos a R$ 29. Uma novidade é que os clientes que adquirirem os pratos que integram o cardápio vão concorrer ao sorteio de dois televisores 32 polegadas, oferta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), um dos parceiros do evento. A Folha da Manhã também apoia a iniciativa.
Mais prazo
A Prumo Logística, responsável pelo Porto do Açu, recebeu um prazo extra para apresentar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comprovantes de que resolveu pendências relacionadas ao projeto da termelétrica Novo Tempo, que a empresa adquiriu recentemente junto à Bolognesi e precisa estar em operação em 2020, no litoral de São João da Barra. De acordo com despacho da agência no Diário Oficial da União da última sexta-feira, a companhia terá até 24 de novembro para celebrar contratos de suprimento de gás, obter licenças devidas e fechar contratos de fornecimento e serviços para a usina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS