Chuva chega na região junto com decretos de situação de emergência
07/11/2017 10:01 - Atualizado em 19/11/2017 15:05
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Situação de emergência
A ajuda do governo federal aos municípios do Noroeste e Norte Fluminense que decretaram situação de emergência chegou junto com a chuva. Em alguns municípios, como São Fidélis e Itaocara, nesta segunda-feira (6), chegou a chover por 12 horas. A secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do ministério da Integração Nacional reconheceu entre quarta-feira (1º) e ontem, a situação de emergência em sete municípios do Norte e Noroeste, todos em decorrência da estiagem.
Mais cidades
Foram consideradas como emergência as situações de Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e Varre-Sai. Os demais municípios da região ainda estão em fase de análise da Sedec. O município de Itaocara foi o primeiro a ser reconhecido pelo governo federal, há 10 dias. Como reconhecimento federal tem vigência por 180 dias e vai permitir que estas prefeituras tenham acesso às ações do governo federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais.
Critérios
É bom que fique claro que para obter apoio material e financeiro do governo federal, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O documento é então analisado por equipes técnicas, se aprovado, o recurso é definido e disponibilizado pelo ministério da Integração. Na maioria das vezes este recurso é humanitário.
Sufoco
O último domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi ainda mais estressante para quem fez avaliação no prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos. Para utilizar o banheiro durante a prova, os candidatos tinham que esperar por cerca de meia hora cada. A demora era tanta por conta da desorganização que um rapaz não aguentou esperar e urinou na lixeira da sala. Domingo que vem tem prova outra vez e ainda dá tempo de rever esta situação e dar um pouco mais de tranquilidade neste momento que é de nervosismo.
Será que resolve?
Durante os próximos dias, um helicóptero equipado com aparelhos eletrônicos de alta tecnologia sobrevoará Campos região, a serviço da Enel, para inspecionar trechos da rede elétrica. O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão para facilitar a manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores. Por meio da inspeção, a companhia poderá direcionar melhor o trabalho das equipes. Em Campos, o helicóptero sobrevoará até esta sexta-feira seis bairros de Guarus. Tomara que de fato isso resolva os constantes problemas de pique de energia, pois do jeito que está não dá já faz tempo.
Vai trocar
Com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços prestados pelo Detran, uma nova empresa assumirá os serviços de Habilitação do Departamento, após a saída da Prol, efetuada no último domingo. E na próxima segunda outra empresa assumirá os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol, que deixará de atender no próximo dia 11. Funcionários da empresa estão em greve desde o início de setembro. Em Campos a paralisação dos serviços teve início no dia 31 de outubro no posto do Shopping Estrada, onde terceirizados se queixam de atrasos no pagamento. Com as novas contratações, haverá a efetiva normalização dos serviços.
Detran Presente
Para minimizar os impactos das paralisações dos funcionários terceirizados, o Departamento está realizando o 32º Detran Presente, que na sexta-feira (10) estará atendendo em Campos, oferecendo inúmeros serviços do órgão. A ação será feita no Posto de Vistoria do Shopping Estrada Durante o Detran Presente, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS