Justiça suspende nomeação de Edson Albertassi no TCE
14/11/2017 09:37 - Atualizado em 14/11/2017 17:55
Indicação de Edson Albertassi contestada
Indicação de Edson Albertassi contestada / Divulgação
O juiz Cherubin Schwartz, da 12ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), suspendeu, nesta segunda-feira (13), a polêmica nomeação do governador Luiz Fernando Pezão, que indicou o líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Edson Albertassi, para o lugar do conselheiro Jonas Lopes de Carvalho no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O magistrado acatou a ação popular movida pelos deputados estaduais Marcelo Freixo (Psol) e Eliomar Coelho (Psol). A votação na Alerj para aprovação do nome de Albertassi estava marcada para ontem, mas foi adiada.
Jonas foi pivô da delação premiada que desencadeou a operação Quinto do Ouro, que chegou a prender outros cinco conselheiros do TCE que estariam envolvidos em um esquema de corrupção envolvendo prefeituras, Governo do Estado e empreiteiras que pagariam propina aos auditores para a liberação de obras e aprovação de contas. Após aposentadoria de Jonas foi formada uma lista tríplice pelo próprio Tribunal encaminhada a Pezão. Como os indicados na lista declararam não ter interesse na vaga, Pezão definiu Albertassi, contrariando o sindicato dos servidores da Corte. Esta decisão foi contestada pelos deputados do Psol. Pelos critérios legais, a vaga de Jonas Lopes deveria ser ocupada por um dos auditores de carreira do tribunal. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS