Câmara mais uma vez sem quórum
Suzy Monteiro 01/11/2017 22:37 - Atualizado em 03/11/2017 18:43
Câmara Municipal
Câmara Municipal / Antônio Leudo
Mais uma vez, não houve quórum, nesta quarta-feira, para realização de sessão na Câmara de Campos. Essa foi a quinta vez, este ano, que o cenário se repete. Membro da oposição, o vereador Thiago Virgílio (PTC) gravou vídeo questionando a ausência dos colegas e dizendo que havia pautas importantes para serem debatidas, como uma data para o pagamento dos funcionários contratados através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Já o presidente da Casa, Marcão Gomes (Rede), afirmou alguns vereadores justificaram ausência e outros estavam “reunidos com suas bases”. Ele afirmou que não houve prejuízo nas pautas, uma vez que o cronograma está mantido.
O presidente do Legislativo abriu a sessão e pediu ao 1 secretário, Abdu Neme (PR) para fazer a chamada dos vereadores para verificação de quórum. Estavam presentes na hora da chamada, além deles dois, os vereadores Thiago Virgílio, Thiago Ferrugem (PR), Linda Mara Silva (PTC), Miguelito (PSL) e Pastor Vanderly (PRB). Constatada a falta de número suficiente para realização dos trabalhos, Marcão encerrou a sessão.
O vereador Thiago Virgílio
- Mais uma vez, infelizmente, sem sessão na Câmara. A gente tinha uma série de assuntos para discutir e que vem sendo cobrados pela população. Pagamento de RPAs, a gente pediria para que o prefeito Rafael Diniz (PPS) colocasse pelo menos uma data para o pagamento, a questão da iluminação pública, uma Indicação Legislativa protocolada pela oposição autorizando o prefeito passar de 40 para 30 horas a carga horária - afirmou.
Linda Mara também reclamou, dizendo que a sessão foi aberta às 17h - horário normal - e sendo encerrada antes de 17h05: “Amanhã já é feriado e teremos folga, assim como na sexta-feira, ponto facultativo”, lembrou.
O presidente Marcão Gomes informou, por telefone, que alguns vereadores já haviam justificado ausência como no caso de Luiz Alberto Neném (PTB), que passou por uma cirurgia, Josiane Morumbi (PRP) e Kellinho (PR), que tinham compromissos fora da cidade.
- Os demais estavam reunidos com suas bases, mas não há prejuízo nos trabalhos, já que o cronograma esta mantido, todos os projetos tramitando de maneira normal dentro das comissões. E semana que vem será de pauta cheia. Segunda, às 10h, haverá audiência pública para tratar do PPA (Plano Plurianual), terça-feira para debater a LOA (Lei Orçamentária Anual), além das sessões normais na terça e quarta às 17h. E na quinta haverá outra audiência proposta pela vereadora Josiane - explicou.
Segundo levantamento do Legislativo, nos dez primeiros meses deste ano, quatro sessões deixaram de ser realizadas por falta de quórum - cinco com a desta quarta. Uma sessão foi cancelada devido ao falecimento do irmão do vice-presidente do Legislativo, José Carlos (PSDC), no início de outubro. Já no mesmo período do ano passado, na legislatura anterior - entre janeiro e outubro de 2016 - 17 sessões não ocorreram por falta de quórum.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS