Anúncio de emprego leva centenas ao Açu
Daniela Abreu 09/11/2017 19:48 - Atualizado em 17/11/2017 15:58
Centenas de pessoas formaram uma fila gigantesca, na manhã dessa quinta-feira, na rua Nestor da Rocha da Silva, na praia do Açu, em São João da Barra. O motivo foi o anúncio, em redes sociais, de contratação de duas empresas que estariam se instalando no empreendimento. As vagas seriam para a construção de uma termelétrica do Porto. Em sua página oficial, a Prumo Logística negou que haja contratações imediatas. A entrega dos currículos atenderia a um chamado do Sindicato dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Montagem e Manutenção (Sintramon), o que não é visto com bons olhos pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), que cobre a região e nega a competência de atuação do sindicato de fora. A notícia foi divulgada no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1.
Segundo a publicação, o presidente do Sticoncimo, José Eulálio, vê como ‘golpe’ a atuação no órgão de Itaboraí.
— Não existe nem meia vaga, que dirá a empregabilidade que eles estão informando. Eles estão aplicando isso para outra finalidade. Nós já acionamos o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho com as denúncias. A finalidade é usar esses currículos para fazer uma invasão de base ou outra coisa política —, afirmou José Eulálio.
Já Paulo César Quintanilha, presidente do Sintramon, negou o agendamento para entrega de currículos, mas afirmou que quer expandir a área de atuação para São João da Barra. Ele alega que não caberia ao sindicato de Campos a atuação na área do Açu. “Existe uma empresa que atuou com a gente aqui na Comperj [Centro Petroquímico do Rio de Janeiro] que está indo pra lá [Porto do Açu]. Eu conversei com a empresa preocupado com a situação dos trabalhadores de SJB. Perguntei qual a possibilidade de priorizar o trabalhador de SJB, o trabalhador de Campos, evitando a chegada de pessoas na cidade para trabalhar”, disse Paulo César .
Em resposta ao grande movimento de trabalhadores, uma das empresas responsáveis pelo Porto do Açu, a Prumo Logística, negou a abertura de vagas de emprego e esclareceu que “as informações veiculadas nas Redes Sociais sobre a abertura de vagas para a obra da termelétrica não procedem”.
A Andrade Gutierrez, que é apontada como responsável pela obra da termoelétrica no Açu, também negou as contratações em sua página da rede social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS