Saúde promove mutirão de teste rápido de sífilis nesta sexta
23/11/2017 11:52 - Atualizado em 23/11/2017 17:02
Marcos Gonçalves - Divulgação
O Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita será lembrado em Campos. A secretaria municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais realiza, nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, um mutirão para teste rápido de sífilis. O serviço será oferecido em 19 unidades de saúde, além da sede do programa, que fica na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro.
De acordo com o coordenador do DST/Aids, Leonardo Marques, os testes serão realizados até o fechamento das unidades, que neste dia farão apenas os testes rápidos.
— O teste já é realizado em algumas UBSs diariamente, mas nesta sexta-feira os enfermeiros destas unidades estarão durante todo o dia realizando somente os testes rápidos e tirando dúvidas da população sobre a doença. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 2 mil testes nesta sexta-feira – explicou.
Os pacientes que apresentarem resultado reativo na triagem serão encaminhados para mais exames na sede do programa DST/Aids e Hepatites que atende aproximadamente 150 pessoas por dia.
As consultas são realizadas por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e psicólogos, além do acompanhamento realizado por técnicos de enfermagem e pela equipe administrativa. O ambulatório oferece atendimento infecto adulto, pediátrico e a gestantes de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A sífilis é geralmente transmitida via contato sexual e é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a doença pode ser transmitida pelo beijo, mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.
Confira os pontos de atendimento neste dia
1 - UBS do Parque Aldeia
2 - UBS de Conceição do Imbé
3 - UBS do Parque Eldorado
4 - UBS de Guandu
5 - UBS Jamil Abido (Pecuária)
6 - UBS de Morro do Coco
7 - Centro de Saúde de Guarus
8 - UBS do Parque Aurora
9 - UBS de Poço Gordo
10 - Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM)
11 - Centro de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA)
12 - UBS de Lagoa das Pedras
13 - UBS da Fazendinha
14 - UBS do Parque Prazeres
15 - UBS da Terra Prometida
16 - UBS do IPS
17 - UBS de Sapucaia
18 - UBS do Parque Guarus
20 - UBS Cantinho da Saúde
Fonte: Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS