Matrículas com novo sistema
18/11/2017 16:09 - Atualizado em 21/11/2017 13:43
Supcom
Garantir uma distribuição correta das vagas na rede municipal de ensino e o acesso mais justo a elas e a políticas públicas direcionadas. Estes são alguns dos objetivos da Nova Matrícula, o novo sistema de cadastro realizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Campos. A Prefeitura estima que, até o momento, 70% dos estudantes já tenham feito a renovação de matrícula com o novo método. O prazo vai até o próximo dia 24, mesma data do encerramento dos encaminhamentos e transferências. Terminada esta etapa, será iniciada, no dia 28 de novembro, a pré-matrícula, que seguirá até o dia 13 de dezembro.
— A renovação de matrícula era automática. Com isso, criou-se um problema na rede: não temos informações sobre os nossos alunos. Há crianças matriculadas em mais de uma escola, há alunos que já faleceram há anos e ainda constam no sistema como ativos. Desta forma, deixamos de disponibilizar vagas por acreditarmos que elas não existem. Além disso, saber onde estão e quem são nossos alunos é o básico para implementação de qualquer política pública — esclarece a subsecretária geral da Smece, Luciana Eccard.
A Nova Matrícula conta com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de um sistema de enfileiramento, no qual os cadastros são ordenados por critérios socioeconômicos. Os mesmos critérios são utilizados para fim de desempate. Uma vez cadastrados e “enfileirados”, os candidatos com menor renda ou cujos responsáveis trabalham ou estudam, por exemplo, ganham mais pontos, diminuindo sua posição na fila de espera pela vaga.
De acordo com a secretaria de Educação, o acesso a um perfil mais detalhado dos estudantes da rede municipal orientará a distribuição das alocações de interessados em vagas, a expansão ou retração da rede e direcionará a urgência na implementação de programas como o Saúde na Escola, por exemplo.
— Queremos implementar a Política Municipal de Ensino Integral, disponibilizando maior número de atividades no contraturno escolar, isso com recursos do governo federal e novos arranjos institucionais locais. Criamos uma diretoria de estatística justamente para fazer o planejamento de captação e gerência dos dados necessários da nossa rede, o que viabilizará tais projetos e suas ramificações, além de uma melhor distribuição de vagas no município — frisa a subsecretária de Convênios e Projetos da secretaria municipal de Educação, Joana Campinho.
Benefício exige frequência escolar
De acordo com a coordenadora do Bolsa Família na Smece, a assistente social Rita de Cássia Martins, é importante que os responsáveis fiquem atentos aos prazos para renovação da matrícula. Principalmente os beneficiários do programa Bolsa Família, pois a criança estar regularmente matriculada e frequentando uma unidade de ensino são algumas das condicionalidades para continuar recebendo o benefício.
— Até 2017, o acompanhamento da frequência escolar se dava apenas com lançamento de dados. Hoje, é realizado um trabalho da equipe de assistentes sociais do departamento na busca dos alunos infrequentes, através das visitas às escolas e família — esclarece.
Hoje são 36.561 estudantes beneficiários do programa Bolsa Família em Campos matriculados em escolas das redes pública e privada. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS