Mudança na Unimed preocupa
Matheus Berriel 13/11/2017 22:18 - Atualizado em 14/11/2017 17:44
Na edição do último domingo (12) da Folha da Manhã, a Unimed Campos emitiu comunicado informando o encerramento do convênio com a Rad Med, clínica especializada em diagnóstico por imagem, a partir de 24 de dezembro. Conforme publicado pelo diretor financeiro do Grupo Folha, Christiano Abreu Barbosa, no blog Ponto de Vista, hospedado no Folha 1, a medida faz parte de uma tendência da Unimed em tentar concentrar serviços no próprio hospital, buscando reduzir custos. Do outro lado usuários temem o crescimento no tempo de espera e queda de qualidade.
Rosa Maria Ribeiro de Oliveira, de 61 anos, ressalta que a maioria dos médicos indica a Rad Med como referência: “É uma notícia terrível. De todos os clientes da Unimed que conheço, a insatisfação é total. Acho que a demanda vai ficar muito grande para um hospital só, e a Rad Med é de uma qualidade maravilhosa, os exames são confiáveis demais. A gente já tem dificuldade para marcar médicos, às vezes leva três, quatro meses, para conseguir uma vaga. Tirando esse serviço do plano, só vai piorar. Sempre achei a qualidade de trabalho da Rad Med maravilhosa, em tudo. Você vai nos médicos e eles dizem: ‘se for na Rad Med, pode fazer’”.
A opinião de Rosa Maria foi compartilhada pela universitária Letícia Nascimento, de 20 anos, que é usuária da Unimed e já fez exame de ultrassonografia na Rad Med, com resultado satisfatório. “Os grandes prejudicados acabam sendo nós, os clientes, que vamos perder um serviço de qualidade que já conhecemos. A mensalidade do plano não é barata e, mesmo eles dizendo que não, acho que vai ficar complicado atenderem a uma demanda ainda maior. Muitas pessoas que precisarem de um exame com urgência podem acabar sendo prejudicadas”, afirmou.
Solange Neves, de 54 anos, realiza todos os seus exames na Rad Med e não se agradou da novidade. “Eu acho um absurdo. A gente paga e não tem direito a nada. Só faço exames na Rad Med. Só vou ao hospital da Unimed em caso de operação e, graças a Deus, nunca precisei. Se a Unimed for atender todos os clientes lá, vai ficar muita gente. Vão acabar não atendendo a população bem”, disse.
Procurado pela Folha, o diretor da Rad Med, Carlos Mario Mello de Souza, lamentou o fim do convênio.
— Infelizmente, fomos surpreendidos pela Unimed com a notícia de que seremos descredenciados no dia 24 de dezembro. Para mim, isso será um presente de Natal amargo após 25 anos ininterruptos de prestação de serviços aos usuários da Unimed. Fomos e somos, junto com outras empresas de Campos, pilares da construção desta Unimed que todos veem aí. Com certeza, estamos muito tristes. Nos preocupamos com a desassistência dos quase 20 mil usuários da Unimed que a gente atende com atenção, carinho e amor. Com certeza, esperamos que a Unimed consiga atendê-los melhor que a gente. Vamos bater palmas para a Unimed. E estaremos aqui, como sempre, para atender todos os usuários que precisarem de nós, inclusive os diretores da Unimed e seus familiares”, afirmou, acompanhado pelo gerente da Rad Med, Carlos Augusto Drummond Coutinho:
-- Nós recebemos isso com muita surpresa, porque, até hoje, sempre tivemos um relacionamento com os usuários da Unimed. Os investimentos que a Rad Med faz e fez sempre foi voltada para os usuários e, em grande parte, aos usuários da Unimed, que também se desenvolveu nessa atuação conjunta. Estamos surpresos com essa medida de nos descredenciar. Por que só a Rad Med? A gente fica questionando, querendo saber, procurando imaginar o que poderia ter ocasionado essa medida. É muita surpresa. Com todo o investimento aqui, vai ser difícil ter uma clínica com esse padrão que a Rad Med tem, desde que se iniciou, sempre com equipamentos de ponta -- falou Drummond.
Plano garante que qualidade continuará
Em nota, a diretoria da Unimed Campos agradeceu aos anos de serviços prestados pela Rad Med e se defendeu informando que não haverá desassistência para os usuários do plano, pois, além do hospital próprio, “possui convênio com outros hospitais e clínicas do município, mais de 500 médicos cooperados e o novo Centro de Diagnóstico Unimed, um investimento de grande magnitude com diversos aparelhos radiológicos de última geração, uma total reestruturação física do setor, com ampliação para garantir aos seus usuários a maior cobertura médico-hospitalar da região”.
Há alguns anos, a Unimed tentou descredenciar o laboratório Plínio Bacelar, referência na região em análises e pesquisas clínicas, para direcionar os exames ao seu hospital em laboratório próprio. Após um embate judicial patrocinado pela Defensoria Pública em prol dos usuários, com vitória liminar, houve um acordo depois da mudança de direção da Unimed e o descredenciamento foi revertido. De maneira análoga, clientes da Rad Med já iniciaram um abaixo-assinado virtual para tentarem fazer com que o atual convênio seja mantido. Até o final da manhã desta terça-feira (14), a petição já contabilizava 986 assinaturas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS