Segundo dia de provas do Enem em Campos
12/11/2017 14:25 - Atualizado em 14/11/2017 14:53
Segundo dia de provas do Enem 2017
Segundo dia de provas do Enem 2017 / Daniela Abreu
Estudantes de todo o país fizeram neste domingo (12) as provas da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Em Campos, onde 12 mil pessoas se inscreveram no exame, até uma das principais vias da cidade, a avenida 28 de Março, teve o trânsito completamente alterado no horário de 12h às 13h, tempo em que os portões ficaram abertos. Os candidatos chegaram de ônibus, van, de carona, de bicicleta, com os pais ou amigos, em um fluxo que causou pontos de retenção e mudou a rotina do horário de almoço do domingo. As provas de matemática e ciências da natureza (química, biologia e física) tiveram início às 13h30 e a duração máxima para realização da avaliação foi de quatro horas e meia. Cerca de 6,7 milhões de candidatos se inscreveram para este ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia de provas, domingo passado, teve 30% de faltosos.
Quem chegou mais cedo, ficou livre antes da ansiedade da chegada ao local da prova. Karen Viana, 19 anos, teve tempo de esperar os amigos. Para ela, a primeira fase teve como incômodo o tema da redação, sobre os desafios da formação educacional de surdos no país.
Segundo dia do Enem 2017
Segundo dia do Enem 2017 / Daniela Abreu
— Quando fiquei sabendo da possibilidade de anulação da prova, até gostei um pouco por causa da redação, mas eu acredito que fui bem — disse.
Faltando pouco mais de 10 minutos para o fechamento dos portões, Carla Caroline Castro, 29 anos, chegou ao lado da mãe e da filha de sete meses para fazer o Enem pela segunda vez. Apressada ela contou que poderia amamentar durante o exame.
— Ela vai ficar com minha mãe, numa sala especial, e no horário de amamentar, eu vou até ela — disse, apressando os passos.
Mudanças — A principal alteração realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em relação ao Enem 2017 é que a prova agora é aplicada em dois domingos. Até o ano passado, os candidatos eram avaliados em um único fim de semana — sábado e domingo.
Abstenção — Dos 6,73 milhões de inscritos no Enem 2017, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas, no domingo passado — quando foram aplicadas a redação e as questões de linguagens e ciências humanas. Isso representa 2.033.590 de faltosos. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando houve 37,7% de ausência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS