Segunda etapa da prova do Enem neste domingo
Jhonattan Reis 11/11/2017 16:17 - Atualizado em 14/11/2017 14:50
O segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 acontece neste domingo. Serão aplicadas provas com questões de matemática e ciências da natureza (química, biologia e física). A duração máxima para realização da avaliação é de quatro horas e meia. Os portões das instituições que aplicarão o Enem 2017 abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, levando em consideração o horário de Brasília. Cerca de 6,7 milhões de candidatos se inscreveram para este ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia de provas, domingo passado, teve 30% de faltosos.
Como de costume, os motivos dos candidatos para a realização da prova se dividem entre o teste de conhecimentos e o uso da nota para tentar ingresso em uma instituição de ensino superior.
O estudante Lázaro de Souza, 19 anos, quer cursar medicina. Ele contou que é o segundo ano que tenta uma vaga através do Enem. “No ano passado eu tentei, só que não tive bom desempenho. Para este ano, estou confiante. A prova de domingo passado foi bem cansativa, mas tudo pode acontecer. São boas as expectativas para amanhã. Espero alcançar uma boa nota”, disse.
Já a estudante Renata Mota, 17 anos, busca testar seus conhecimentos. “Quero saber como vou me sair na prova”, relatou.
Mudanças — A principal alteração realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em relação ao Enem 2017 é que a prova agora é aplicada em dois domingos. Até o ano passado, os candidatos eram avaliados em um único fim de semana — sábado e domingo.
Abstenção — Dos 6,73 milhões de inscritos no Enem 2017, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas, no domingo passado — quando foram aplicadas a redação e as questões de linguagens e ciências humanas. Isso representa 2.033.590 de faltosos. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando houve 37,7% de ausência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS