Estudante campista dá nome a asteroide
11/11/2017 11:09 - Atualizado em 14/11/2017 14:51
A paixão pelo espaço tem levado estudantes de Campos a se dedicarem à astronomia e se destacarem em eventos internacionais. Nessa sexta-feira, Cristiam dos Santos, 13 anos, aluno da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, em Tócos, foi confirmado como o primeiro estudante do Brasil a dar nome a um asteroide. Cristiam soube que entraria para a história por meio de uma videoconferência com Patrick Miller, diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca de Asteroides. Também nessa semana, quatro adolescentes assistidos pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) tiveram reconhecidas suas descobertas de asteroides dentro do projeto.
Na escola de Cristiam, o anúncio foi recebido com festa. “Eles falaram comigo da possibilidade, mas eu não estava acreditando muito. Hoje (sexta), quando ele anunciou, eu fiquei muito emocionado. É uma responsabilidade grande ser o primeiro, mas eu quero fazer valer a confiança e continuar estudando. Quero ser físico teórico”, antecipa Cristiam.
O estudante ainda recebeu um documento da Nasa confirmando a honraria e uma carta do consulado americano o parabenizando e dizendo esperar que seu interesse pela ciência continue a crescer. “O Brasil precisa de estudantes dedicados como você”, dizia o documento.
A escolha de Cristiam para nomear o asteroide se deu devido ao seu sucesso na campanha de descoberta. O estudante foi selecionado dentro de um novo programa da “The International Astronomical Search Collaboration” (IASC), que busca motivar estudantes de áreas afastadas dos centros urbanos a se tornarem cientistas. Diretores de escolas que atenderam a tal critério selecionaram seus melhores alunos e Cristiam foi o escolhido, após entrevista feita por Miller, durante o 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em Campos, em abril.
Para a coordenadora de Ciências da secretaria municipal de Educação, Carla Salles, Cristiam é um exemplo para os demais alunos da rede e um orgulho para a cidade. “Que nossos alunos enxerguem este momento como mais uma oportunidade de transformação. Um estudante novo, tão focado, interessado e determinado, que se destaca nas atividades científicas”, lembra.
O presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo Oliveira, falou do ineditismo da conquista. “Geralmente, somente grandes cientistas dão nomes aos asteroides. Quem imaginaria que o primeiro estudante do Brasil seria de Campos?”, indaga Oliveira, lembrando que participaram da campanha mais de 80 países e cerca de mil escolas.
Grupo tem descoberta confirmada
Quatro estudantes assistidos pela FMIJ também se destacaram pela descoberta de asteroides. O grupo participou, junto com outros assistidos, da Campanha Internacional de Busca de Asteroides, promovida pelo IASC entre setembro e outubro, e teve a nova observação confirmada pela instituição.
Ao todo, os assistidos pela Fundação fizeram a descoberta preliminar de mais de 100 asteroides, mas o IASC confirmou apenas a nova observação feita pelos quatro meninos — Ruan Lázaro Alves Gomes, Pedro Henrique Manhães, Endryl Mickelly Almeida Gomes e Carlos Gabriel Araújo, todos com 12 anos.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS