Governo federal reconhece situação de emergência em 11 municípios do Norte e Noroeste Fluminense
Matheus Berriel 10/11/2017 15:32 - Atualizado em 14/11/2017 14:48
Seca no rio Pomba
Seca no rio Pomba / Secom - Pádua
A crise hídrica que afeta o Norte e Noroeste Fluminense tem números atualizados. Dos 18 municípios das regiões, 16 já decretaram situação de emergência por conta da estiagem. Entre estes, 13 foram homologados pela Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ), e 11 reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, possibilitando ajuda federal. Os dados foram divulgados pelo coordenador regional de Defesa Civil, tenente-coronel Joelson Oliveira, em reunião .
Até agora, já foram reconhecidos os decretos de emergência em Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e Varre-Sai. As situações de São João da Barra e São José de Ubá estão sendo analisadas para reconhecimento do Governo Federal. Natividade aguarda por ajustes para que aconteça a homologação a nível estadual. Itaperuna e Porciúncula ainda não receberam aval da Sedec-RJ.
Campos e São Francisco de Itabapoana são os dois únicos municípios que ainda não decretaram situação de emergência. O primeiro está fazendo levantamentos sobre os danos e prejuízos causados pela estiagem, enquanto o segundo já consta na Defesa Civil como interessado em fazer o decreto.
Reunião debate crise
A situação das regiões foi discutida em reunião nesta sexta-feira (10) com os secretários estaduais da Casa Civil, Christino Áureo, da Agricultura, Jair Bittencourt, e da Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, na Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, com prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura, Defesa Civil e Ambiente dos municípios do Norte e Noroeste fluminense, para a implantação do Conselho Regional de Mitigação dos Efeitos da Estiagem.
O colegiado, instituído por decreto do governador Luiz Fernando Pezão, é integrado por representantes do poder público e da sociedade civil com o objetivo de apresentar propostas e ações para minimizar os problemas crônicos e crescentes causados pela seca.
  • Reunião debateu crise hídrica

    Reunião debateu crise hídrica

  • Reunião debateu crise hídrica

    Reunião debateu crise hídrica

  • Reunião debateu crise hídrica

    Reunião debateu crise hídrica

— É um chamamento à mobilização de várias instâncias públicas e privadas para uma situação que vem se agravando ao longo dos anos. As mudanças climáticas são questões mundiais, mas através do Conselho pretendemos sensibilizar o governo federal e outras instituições como a Câmara Federal para apoiar com recursos e intensificar as ações para a mitigação de seus efeitos — frisou Christino Áureo.
Na ocasião estiveram presentes prefeitos de Santo Antonio de Pádua, Josias Quintal, de Cambuci, Agnaldinho, de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, de Italva, Margareth Do Joelson, de Porciuncula, Leo Coutinho, Roberto Tatu, de Bom Jesus, Clovinho de Miracema, Manoel Faria de Itaocara, Dr. Silvestre, de Varre-Sai e demais autoridades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS