Pádua e Itaperuna recebem eventos sobre a crise hídrica da região
Matheus Berriel 09/11/2017 18:53 - Atualizado em 14/11/2017 14:45
Seca no Rio Pomba
Seca no Rio Pomba / Secom - Pádua
Desde julho, os municípios do Norte e Noroeste Fluminense enfrentam uma grave crise hídrica. A falta de chuva será tema de dois eventos, nesta sexta-feira (10), em Santo Antônio de Pádua e Itaperuna, respectivamente. Às 10h, na Prefeitura de Pádua, haverá a solenidade para implantação do Conselho Regional de Mitigação dos Efeitos da Estiagem, com presença dos secretários estaduais da Casa Civil, Christino Áureo, da Agricultura, Jair Bittencourt, e da Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, além de vários prefeitos e secretários de Agricultura e Defesa Civil das regiões. Já às 14h, uma audiência pública será realizada, na Câmara Municipal de Itaperuna, com a crise hídrica em pauta.
À Folha, o coordenador regional de Defesa Civil, tenente-coronel Joelson Oliveira, falou sobre a importância do evento em Pádua. "Primeiro que já é um fato histórico conseguir juntar três secretários de Estado na mesma região. Eles já foram a Brasília e vão trazer algumas informações de ajuda para os agricultores. Para nós, é muito importante ver que o Governo do Estado está olhando para a nossa região", disse, lembrando que 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense já decretaram situação de emergência.
Para a audiência pública em Itaperuna, foram convidados representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), das secretarias estaduais de Meio Ambiente, Agricultura, Governo e Casa Civil, secretarias municipais e instituições, como o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
— Essa seca traz grandes prejuízos para essas regiões, mas isso vai além, porque ela afeta todo o Estado e, principalmente, o desenvolvimento humano. Precisamos nos juntar e somar todas as forças possíveis pelo Norte e Noroeste Fluminense. São milhares de pessoas sofrendo pela falta de chuva e nós queremos, enquanto estado, viabilizar caminhos para que isso seja minimizado — afirmou o deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol), que foi quem propôs a reunião.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS