Equoterapia de Macaé se destaca com o maior número de assistidos do país
03/11/2017 10:43 - Atualizado em 04/11/2017 13:03
I
I / Secom Macaé - Divulgação
Inaugurado há cerca de um mês, o Centro de Equoterapia Passo Amigo, no distrito de Córrego de Ouro, na região serrana de Macaé, permite que o município chegue ao número de 192 assistidos, consolidando o Centro de Equoterapia de Macaé como o maior do país em número de pessoas beneficiadas. A prática proporciona benefícios às pessoas com necessidade de desenvolvimento físico, psicológico e social. O tratamento é direcionado a pacientes com quadro clínico de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias.
Cada participante faz a terapia por meia hora, uma vez por semana. A idade dos beneficiados é a partir de dois anos. Aos 61 anos, Joelson Peixoto, por ter dificuldade de locomoção, esperava ansioso a abertura do Centro de Equoterapia na região serrana. “Após um acidente vascular cerebral, meu marido não anda e não fala. Ele precisa de ajuda para se acalmar, para se alegrar e, quem sabe, voltar a andar”, disse a esposa, Rosane Lopes.
De acordo com o secretário municipal de Agroeconomia, Alcenir Maia Costa, a base localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha conta com 180 assistidos. Já em Córrego do Ouro, são 12 beneficiados. “A ideia é aumentar o número de vagas para essa região, porém, isso vai acontecer de acordo com a demanda”, destacou.
A responsável pelo projeto, Cymone Camolézi, informou que a base de Córrego do Ouro conta com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos e equitadores. O polo mantém dois animais saudáveis e beneficia moradores da região do Frade, Trapiche, Óleo, Areia Branca, Glicério e Córrego do Ouro. A arena tem espaço apropriado com rampa de acesso e banheiro adaptado.
Para participar do projeto é fundamental que o interessado deixe o nome na fila de espera. O paciente precisa ser aprovado por uma equipe multidisciplinar.
A inscrição deve ser realizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, das 8h às 17h. Para a região serrana, os interessados devem comparecer ao Parque de Exposição de Córrego do Ouro, às sextas-feiras, das 8h às 17h. Informações pelo telefone (22) 99958-2072. É indispensável o encaminhamento médico para equoterapia e documento de identidade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS