Hemocentro espera doações para reabastecer o estoque
01/11/2017 22:14 - Atualizado em 03/11/2017 14:03
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), ainda carece de doações de sangue. O material utilizado nos testes imunohematológicos e nos testes de compatibilidade, para que as bolsas de sangue possam ser liberadas para as unidades atendidas pelo Hemocentro, foi entregue nesta semana. O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
De acordo com a assistente social da unidade, Maria Gonçalves, com a chegada do material, as bolsas de sangue puderam ser liberadas conforme a solicitação das unidades, porém atualmente o estoque é considerado baixo. “Precisamos estabilizar a quantidade de sangue em estoque para que continuemos atendendo aos pedidos das unidades atendidas pelo Hemocentro. As pessoas devem se sensibilizar e vim doar sangue. O número de doadores caiu e precisamos reverter esse quadro”, comentou.
Podem doar as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que tenham mais de 50kg. Os doadores não precisam estar em jejum, mas também não podem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e não devem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Para doar, é necessária a apresentação de documento original com foto. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS