Atletas cariocas vencem seletiva Águas Abertas em Lagoa de Cima
11/11/2017 15:29 - Atualizado em 16/11/2017 15:02
A dupla unificada do Rio de Janeiro, Gutemberg Ferraz e o atleta parceiro Abel Castro, venceram neste sábado (11), no Yatch Clube, em Lagoa de Cima, o Torneio Seletivo Águas Abertas das Olimpíadas Especiais Brasil. A vitória garantiu aos atletas a vaga para os Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2019.
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, um dos Embaixadores das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), que deu boas-vindas aos atletas e destacou a importância dessa parceria entre a FME e OEB, que juntos vem ajudando a transformar para melhor a qualidade de vida de centenas de pessoas com deficiência e seus familiares. O atleta Marcelo de Souza fez o juramento dos atletas, após ouvir o Hino Nacional.
Thuin destacou a sensibilidade do prefeito Rafael Diniz que abraçou a ideia, ainda durante a campanha, assumindo o compromisso de ajudar nesse processo de inclusão de centenas de campistas. O presidente da FME falou, também, sobre a importância de parcerias junto à iniciativa privada, como a Unimed Campos, representada pelo diretor Administrativo, o médico Leonardo Manhães, que vem ajudando a massificar o esporte em Campos.
O campista Ryan Borges, 14 anos, e o atleta parceiro Daniel Souza conquistaram o segundo lugar. “Para o coordenador do Projeto de Paraesporte da Fundação Municipal de Esportes, Fabio Coboski, o jovem atleta já pode ser visto como uma revelação e tem muito a conquistar pela frente. “Esta foi a primeira competição em águas abertas e com apenas seis meses de treino, na parceria Paraesporte/ Tênis Clube, onde ele treina.
Já o terceiro lugar ficou para outra dupla carioca Igor Gonçalves e o atleta parceiro Claudio Gonzalez. O quarto lugar ficou para outra dupla do Paraesporte, Marcelo de Souza, carinhosamente chamado pelos professores e colegas como “Fofão” e o atleta parceiro, Breno Pessanha, que venceu o cansaço e completou a prova com muita alegria e superação, recebendo muitos aplausos da torcida”, destacou Coboski.
Outras presenças- O coordenador de Esportes das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), Rafael Fiuza, estava presente na seletiva, que garantiu o primeiro atleta brasileiro nos Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics. “Esperamos levar muito mais atletas para os Jogos Mundiais em outras modalidades como futsal, vôlei, bocha, entre outras atividades esportivas. O mais importante neste processo é proporcionar a interação dos atletas com deficiência e o esporte tem ajudado a mudar a vida de centenas de pessoas” concluiu. Participaram também da solenidade o diretor de futebol, das OEB, Tiago Siqueira, e a Capitania dos Portos, representada por Paulo Cesar Durand Junior, que acompanhou toda a prova.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS