Macaé promove literatura e cultura
11/11/2017 10:47 - Atualizado em 16/11/2017 14:09
A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria municipal de Educação, realiza entre os dias 23 e 25 deste mês, das 9h às 22h, na Praia da Imbetiba, o I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (FLICMAC), que vai homenagear o professor de química macaense, Antonio Alvarez Parada, o Tonito.
Durante os três dias de evento, a programação contará com a presença do Planetário Móvel do Rio de Janeiro, debates, shows, espetáculos infantis, contação de histórias, palestras e apresentações realizadas por alunos e professores. Um dos objetivos do evento é promover o interesse e estimular o hábito da leitura aos cidadãos, dando oportunidade da sociedade macaense de vivenciar dias de cultura e educação.
O Planetário Móvel 360°, da empresa RPC Cultural, estará nos três dias do evento recebendo os visitantes e ofertando aos alunos da rede municipal de ensino uma sessão por dia, gratuita, sobre os planetas.
A terceira edição do festival de Dança Afro acontecerá na FLICMAC na quinta-feira (23), às 14h. Em breve, a ficha de inscrição estará disponibilizada no site da prefeitura. Além disso, a premiação do Concurso de Crônicas da Cidade Universitária será feita na FLIMAC.
O evento contará com espaços diferenciados para todos os setores culturais como o Palco Tonito Parada, uma tenda para apresentações teatrais, de dança e shows. O tablado “Causando na FLICMAC” será um espaço coberto com exposições, conversas com artistas e apresentações relacionadas ao público jovem. A tenda FLICMACZINHA receberá apresentações de contação de histórias, musicais, mágicos, brincadeiras e oficinas direcionadas às crianças.
Café Cultural será palco de discussões literárias — O Café Cultural ficará localizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o auditório será direcionado para mesas-redondas, lançamentos de livros, conversas com artistas, pocket shows e a exposição sobre a vida e a obra do professor Antonio Alvarez Parada.
O espaço “Parada Literária” será destinado à leitura dos visitantes com livros de todos os gêneros literários e para troca, com a participação inclusive da “Biblioteca Sobre Rodas”, ônibus da secretaria de Educação.
O Galpão Literário será um grande espaço coberto com estandes, onde ficarão localizadas as exposições interativas realizadas pelas unidades escolares. Haverá exposição de trabalhos desenvolvidos para Literarte; oficinas gratuitas para crianças, jovens e adultos que serão ministradas pelos profissionais da secretaria adjunta de Qualificação Profissional; pescaria literária; livrarias e editoras. O “Espaço Diversão” contará com atividades para crianças. A praça de alimentação será recheada de muitas opções nos estandes e food bikes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros.
O grande homenageado do festival, Antonio Alvarez Parada, foi professor de química durante muitos anos no Colégio Estadual Luiz Reid, e tem seu nome numa unidade escolar localizada na Praia da Imbetiba. Tonito, como era carinhosamente conhecido por seus amigos e alunos, foi também escritor, poeta, historiador e jornalista, destacando-se como o maior historiador macaense, e seguramente, um dos maiores do interior do Estado do Rio de Janeiro.
— Seria impossível mensurar em poucas linhas a grande importância e influência que a literatura exerce sobre os seres pensantes. A mesma é o instrumento que revela o conhecimento de mundo e ao mundo, retratando diversas situações existentes, personagens que proporcionam ao ser humano um processo de autoconhecimento, concedendo o fortalecimento das relações que estabelecemos no nosso dia a dia — ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS