Advogado vai pedir retorno de Garotinho para Benfica
25/11/2017 12:49 - Atualizado em 25/11/2017 19:31
O ex-governador Anthony Garotinho passou a noite no presídio de Bangu 8, destinado apenas para idosos, para onde foi transferido após afirmar ter sofrido agressão, durante a madrugada, em Benfica, onde estava preso desde quarta-feira. Na manhã deste sábado (25), foi servido na cadeia pública Pedrolino Weling de Oliveira pão com manteiga e café com leite, mas o ex-governador tomou apenas o café com leite, de acordo com informações do G1.
* Leia abaixo nota da família Garotinho sobre o episódio.
O advogado de Garotinho, Carlos Azeredo, afirmou que vai pedir à Vara de Execuções Penais o retorno dele para o presídio de Benfica. Segundo Azeredo, a transferência de Garotinho para Bangu foi uma medida administrativa da Seap e não uma determinação da VEP. Por isso, o advogado pretende apelar para a VEP. Ele quer o retorno de Garotinho para Benfica, tendo em vista que o governador possui nível superior. Além disso, o advogado considera que Garotinho está recebendo tratamento desigual em relação ao ex-governador Sérgio Cabral, que foi pego com alimentos não permitidos na cela.
Agressão:
A suposta agressão, negada pela Seap, foi registrada em depoimento de Garotinho na 21ª DP (Bonsucesso). Ele contou que um homem, antes de agredi-lo, teria feito graves ameaças antes de agredi-lo.
“Você gosta muito de falar, não é? Eu só não vou te matar para não sujar para o pessoal aqui do lado”, teria dito o homem, apontando para a direção da galeria onde estão os presos da Lava Jato, segundo o ex-governador. Garotinho foi preso na quarta-feira (22) por suspeita de corrupção, organização criminosa e crimes eleitorais.
Ainda de acordo com Garotinho, as agressões teriam ocorrido por volta de 1h30, quando ele estava sozinho na cela e no andar. Um homem de cerca de 1,70 metros entrou na cela com um taco de beisebol e o agrediu. O homem também estaria com uma pistola.
Na segunda (27), o diretor da cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, e pelo menos mais quatro agentes penitenciários que estavam no plantão na madrugada de sexta-feira (24), vão prestar depoimento na 21ª DP sobre a suposta ameaça.
Nota da família de Garotinho sobre a acusação de autolesão:
" A família do ex-governador Anthony Garotinho repudia veementemente as insinuações da Seap de que Garotinho teria se autolesionado, usando isso, inclusive, como pretexto para lhe impor “punições”.
A Seap alega que as imagens do circuito interno de TV não detectaram ninguém entrando na cela para agredir o ex-governador, mas essas mesmas câmeras também não flagraram inúmeras irregularidades que beneficiaram o grupo de Sérgio Cabral.
Cadê as imagens de entrada no presídio de home theater? Ninguém viu? Cadê as imagens da entrada de alimentos como camarão e produtos importados entregues por fornecedores? Ou pior: onde estão as imagens do uso frequente de celular por políticos do grupo do Cabral que estão presos ali? Ninguém viu também. E em nenhuma dessas ocasiões vimos nenhum tipo de punição. Será que alguém do sistema prisional está sendo conivente com as regalias de Cabral e sua turma?
É necessário que haja apuração séria e isenta das filmagens envolvendo a agressão a Garotinho. Afinal, é possível afirmar categoricamente que nada aconteceu no intervalo de duas horas em que não houve filmagens até Garotinho ser visto chamando os guardas?
Por fim, a família vem a público manifestar a sua indignação com esse episódio e com toda a injustiça. E mais uma vez perguntar: onde estão a mansão, a fazenda, as contas no exterior de Garotinho e Rosinha? Nossa família não enriqueceu na política".
Abaixo, trechos do depoimento, obtidos pela Globo News:
Reprodução Globo News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]