Ferrovia e desenvolvimento no Açu
08/11/2017 17:04 - Atualizado em 08/11/2017 17:04
Uma cerimônia, nesta quarta-feira (08), no Porto do Açu, marcou parceria para desenvolvimento da ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e Espirito Santo. O evento contou com a presença dos governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, além de deputados, senadores e prefeitos da região.
Os governadores assinaram uma Carta, endereçada ao Presidente da República, Michel Temer, reiterando a importância da instalação de um corredor ferroviário entre as cidades do Rio de Janeiro e Vitória. Em resultado da agenda, uma audiência foi marcada para a próxima terça-feira com os governadores e o presidente, quando a carta será entregue a Temer.
“Vamos lutar juntos por esse projeto. Estamos falando de uma ferrovia que irá unir o potencial dos dois Estados e será fonte de desenvolvimento, com geração de emprego e renda”, ressaltou Luiz Fernando Pezão.
Já Hartung destacou: “Acredito que temos que transformar oportunidades em ações reais. E dar o primeiro passo é fundamental nesse processo. Por isso estamos unidos por um objetivo em comum, que é o desenvolvimento da nossa região e do Brasil. Uma das principais questões que formam a base do progresso é uma logística de transportes bem estruturada”, destacou Paulo Hartung, governador do Espírito Santo.
Um dos principais pontos é que o traçado possibilitará o desenvolvimento da mais nova “Província Portuária do Sudeste”, com destaque ao Porto do Açu, criando uma nova alternativa logística de fundamental importância para o escoamento de cargas com origem no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, como petroquímicos, minério de ferro, grãos e siderúrgicos, entre outros.
“A construção da ferrovia representa mais que uma obra de logística, estamos falando do desenvolvimento socioeconômico sustentável não apenas de uma região, mas do país. O Porto do Açu é o quarto maior porto privado do Brasil e sem dúvidas será um meio de conectar os trilhos ao mercado internacional”, ressalta José Magela, presidente da Prumo Logística.
"O município de São João da Barra acredita no impulsionamento que a parceria do poder público com a iniciativa privada pode gerar para a nossa região. O Porto do Açu é um exemplo de um projeto que se tornou realidade e hoje é fonte de desenvolvimento para a cidade", disse a prefeita de São João da Barra, Carla Machado.
O documento também foi assinado por entidades de classe, como Firjan, FINDES, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Espírito Santo em Ação, entre outros.
(Assessoria Prumo)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]