Coluna da Maria Fernanda Torga II
21/11/2017 13:20 - Atualizado em 21/11/2017 13:54

Por Maria Fernanda Torga*
Você já se perguntou como escolher creme dental do jeito certo?
Com a correria do dia a dia, raramente conseguimos dar atenção a questões como essa, que, muitas vezes, consideramos simples e irrelevantes. Mas a escolha do creme dental merece, sim, atenção.
Para começar, saiba que a compra do creme dental não deve ser baseada em produtos de menor custo ou com melhor sabor, mas naqueles com capacidade de conservação e proteção dos dentes. E além disso, há muito mais informações que podem ajudar você a fazer uma boa decisão.
.
Que tal então aprender como escolher pasta de dentes certa para a sua saúde bucal?
A seguir, confira 5 tipos de creme dental para levar em consideração:
• CREME DENTAL PARA SENSIBILIDADE
A sensibilidade é algo que provoca grande desconforto. Ela acontece quando a raiz do dente perde a sua proteção, ou seja, quando há o desgaste dos tecidos que a revestem. Quando esse problema aparece, sentimos dor ao comer algo muito quente (sopas) ou frio (bebidas e sorvetes). Até mesmo a pressão da mordida sobre os dentes pode ser dolorosa.
Se você tem sofrido com essas sensações, saiba que escolher o creme dental certo ajudará a aliviar esses sintomas. Consulte um profissional e explique a situação que ele certamente indicará uma pasta adequada para a sua sensibilidade.
Falarei brevemente de cada um deles e então, em outros artigos me aprofundarei individualmente em casa situação aqui disposta.
* CREME DENTAL PARA CRIANÇAS
Desde pequenos, aprendemos sobre a importância da escovação. Para incentivar as crianças, o mercado oferece pastas específicas para elas, produtos com a capacidade necessária de proteção. Para as crianças que sabem cuspir, o ideal é que a quantidade de pasta utilizada seja semelhante a um grão de ervilha. Para os bebês, a quantidade a ser usada deve ser o equivalente a um grão de arroz cru.
Sempre se atentando para a concentração de flúor.
Segundo o professor Dr. Jaime A. Cury (FOP-Unicamp), a concentração ideal é de 1000ppmF desde o irrompimento do 1° dente, sendo a frequência de pelo menos 2x/dia, sendo a noturna (antes de dormir) a mais importante.
* CREME DENTAL "CLAREADORES"
O sonho de muitas pessoas é ter dentes brancos. Hoje é possível encontrar uma infinidade de pastas que prometem clarear os dentes. Entretanto, é bom notar que esse tipo de produto reduz as manchas causadas pelo excesso de café, cigarro ou refrigerantes e somente potencializam o efeito de clareamentos realizados em clínicas.
Além disso, vale ressaltar que o uso exagerado desse tipo de pasta pode causar danos no esmalte dos dentes e proporcionar o aumento da sensibilidade, já que os cremes são compostos de elementos abrasivos que consomem a camada externa dos dentes.
* CREME DENTAL PARA PROBLEMAS PERIODONTAIS
Pessoas que sofrem com problemas periodontais, como a gengivite, precisam escolher uma boa pasta de dental para amenizar os sintomas e garantir mais eficácia no tratamento. Os produtos usados para esse fim contêm flúor e componentes antissépticos que ajudam a eliminar as bactérias bucais.
Se você tem gengivas inchadas, sensíveis e que apresentam sangramento durante a escovação, procure um dentista imediatamente.
* CREME DENTAL COM REPARADORES
Diversas marcas têm oferecido creme dental com ação reparadora. As substâncias que compõem esse tipo de produto, quando entram em contato com a saliva, liberam cálcio e fosfato, potencializando os componentes naturais dos dentes e formando uma camada protetora. Assim, é possível evitar que algumas áreas com retrações de gengivas se tornem maiores.
.
Agora que você já conhece vários tipos de produtos, lembre-se de que, para manter a saúde bucal em dia, além de saber como escolher o creme dental, é preciso visitar regularmente o seu dentista.
Assim, é possível prevenir diversas complicações.
Por fim, evite produtos de baixa qualidade, pois eles podem acabar com o esmalte do seu dente.
Opte por marcas que ofereçam doses ideais de flúor( mais ou menos 1500ppmF), já que este é um dos agentes preventivos contra as cáries.
.
E aí, aprendeu como escolher creme dental?
Então coloque já essas dicas em prática!
Até a próxima semana! 
* Maria Fernanda Torga é Formada pela FOC-Faculdade de Odontologia de Campos com cursos de Especialista em Endodontia, paciente com necessidades especiais e cursando a especialização de ortodontia, tem Atualização em Prótese Dentária e Dentística, além de Capacitação em Harmonização Facial ( botox, preenchimento, fios PDO, IPRF e DermaRoller)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]