Fila gigantesca para entrega de currículos no Açu; Prumo nega abertura de vagas
09/11/2017 12:35 - Atualizado em 09/11/2017 13:44
A manhã desta quinta-feira (9) na praia do Açu, em São João da Barra, foi marcada por uma fila gigantesca para entrega de currículos. A informação, propagada nas redes sociais, é de vagas para a fase de construção da termoelétrica do Porto. A Prumo Logística, porém, já negou, por meio de sua página oficial no Facebook, que haja contratações imediatas. Os currículos estão sendo entregues ao Sindicato dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Montagem e Manutenção (Sintramon), da cidade de Itaboraí, que está trabalhando para estender sua base até SJB. Por outro lado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo) nega a competência de atuação da outra associação de trabalhadores.
Para José Eulálio, presidente do Sticoncimo, essa movimentação do outro sindicato é “um golpe”. “Não existe nem meia vaga, que dirá a empregabilidade que eles estão informando. Eles estão aplicando isso para outra finalidade. Nós já acionamos o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho com as denúncias. A finalidade é usar esses currículos para fazer uma invasão de base ou outra coisa política”, afirmou.
Presidente do Sintramon, Paulo César Quintanilha não nega que esteja ampliando sua base para o município sanjoanense. Segundo ele, não caberia ao sindicato presidido por Eulálio atuação nesta área. Paulo César negou, porém, que tenha agendado a entrega de currículos. Acredita que esse movimento é por conta do alto índice de desempregados que com a chegada de um novo sindicata passam a ter a esperança de um emprego. “Existe uma empresa que atuou com a gente aqui na Comperj [Centro Petroquímico do Rio de Janeiro] que está indo pra lá [Porto do Açu]. Eu conversei com a empresa preocupado com a situação dos trabalhadores de SJB. Perguntei qual a possibilidade de priorizar o trabalhador de SJB, o trabalhador de Campos, evitando a chegada de pessoas na cidade para trabalhar”, disse.
A empresa responsável pelo Porto do Açu, a Prumo Logística, já havia emitido uma nota negando a abertura de vagas de emprego. como mostram as fotos que circulam nas redes sociais, a medida não surtiu efeito. Filas gigantescas foram formadas. Confira a nota do Porto: “O Porto do Açu esclarece que as informações veiculadas nas Redes Sociais sobre a abertura de vagas para a obra da termelétrica não procedem”. Nesta quinta, a Prumo voltou a afirmar que a informação não procede:
As filas gigantescas, com milhares de candidatos, foram formadas na rua Nestor Rocha da Silva.
A empresa Andrade Gutierrez, que é apontada como a que fará a obra da termoelétrica no Açu, também negou as contratações:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]