Você conhece uma Empresa Júnior?
- Atualizado em 24/11/2017 14:42
Por Mariah Azevedo Monteiro, 24/11/2017
Imagine uma empresa que presta serviços de qualidade e excelência, supervisionados por doutores e pesquisadores renomados e com preços consideravelmente abaixo do mercado. Trata-se de uma empresa júnior, formada por alunos universitários com perfil empreendedor, cujos objetivos são fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de formação, aproximar estudantes e universidades do mercado de trabalho além de formar cidadãos mais engajados em modificar o sistema onde vivem.
Os projetos e serviços das empresas juniores são realizados por graduandos para que os mesmos saiam do universo de sala de aula e vivenciem seus cursos na prática. Por isso, contam com corpo docente e técnico que supervisionam e aprovam o trabalho feito, garantindo assim a eficácia dos mesmos. Além disso, trata-se de empresas sem fins lucrativos, seus membros atuam voluntariamente e por isso, os preços tornam-se atrativos para os clientes.
Como as empresas juniores são vinculadas a universidades, o ambiente acadêmico possibilita a aplicação de conteúdos aprendidos em sala de aula na prática. Por isso, um dos diferenciais de uma Empresa Júnior, é a possibilidade do desenvolvimento de soluções inovadoras pelas mentes jovens e criativas dos empresários juniores.
A empresa júnior garante a mesma responsabilidade de uma empresa sênior, com membros capacitados e empenhados que buscam adaptar os projetos seguindo os desejos e sonhos do cliente.
Dentre as principais vantagens de contratar uma empresa júnior, pode-se destacar o baixo custo, devido à seus membros trabalharem de forma voluntária, não havendo preocupação com aumento de lucro ou pagamento de salários; personalização dos projetos, pois os serviços são adaptados a realidade de cada cliente; qualidade, devido ao apoio e supervisão de doutores e professores das universidades; e projetos mais rápidos, pois as empresas juniores contam com menos burocracias do que empresas convencionais, acelerando a concepção dos projetos.
Em Campos e na região Norte Fluminense, o Movimento Empresa Júnior vem crescendo a cada ano. Atualmente, existem mais de dez empresas juniores prestando serviços em diversas áreas na região. Quando um cliente contrata uma EJ, ele apoia um grupo que movimenta cerca de 17 milhões ao ano em todo país, além de incentivar jovens com o propósito de mudar o contexto onde vivem através do cunho empreendedor, desenvolvendo assim liderança e responsabilidade para com o cliente, sua empresa e também a sociedade.
Dados: Brasil Júnior
Mariah Azevedo Monteiro é Graduanda em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas da Engloba Consultoria e Soluções (Empresa Junior)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rafael Mamiya

    [email protected]