Decisão do TRE pode gerar nova dança das cadeiras na Câmara
14/10/2017 18:47 - Atualizado em 24/10/2017 20:21
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Julgamento
A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Campos pode ter um novo capítulo nesta segunda-feira (16). A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que investiga o vereador Jorge Rangel (PTB) por suposta participação no “escandaloso esquema” de troca de votos por Cheque Cidadão na última eleição municipal está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso seja condenado em segunda instância, Rangel terá o mesmo destino dos colegas Vinícius Madureira (PRP) e Jorge Magal (PSD), que foram considerados culpados pelo TRE e respondem ao processo fora dos cargos.
Último a chegar
Eleito com 4.855 votos, Jorge Rangel nem chegou a ser diplomado em dezembro do ano passado. Em decisão do juiz Ralph Manhães, minutos antes da cerimônia, Rangel e os também eleitos Kellinho (PR), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB) e Thiago Virgílio (PTC) foram impedidos de receber o diploma. Todos, entretanto, já conseguiram receber o documento, em liminares obtidas em outras instâncias, e foram empossados na Câmara. Jorge Rangel foi o último deles, em agosto deste ano.
Feriado no comércio
O comércio de Campos não irá funcionar nesta segunda-feira (16). O feriado é por conta do Dia do Comerciário. A informação foi confirmada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos. No feriado de Nossa Senhora Aparecida, nessa quinta-feira (12), os lojistas estavam autorizados a abrir as portas, mas poucos estabelecimentos no Centro apostaram nas vendas para o Dia das Crianças.
Sigilo ou não?
Mais um capítulo no já estremecido relacionamento entre Congresso e Judiciário: na noite da última sexta-feira, o juiz federal de Brasília Márcio Luiz Coelho de Freitas concedeu uma liminar para proibir o Senado de fazer votação secreta na sessão que vai decidir sobre o afastamento ou não e o recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG). No final de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) afastou Aécio do mandato, o que gerou uma crise institucional entre os Poderes, mas depois o STF voltou atrás e decidiu que a prerrogativa de afastar ou não é do próprio Senado.
Limpeza de canais I
O trabalho que está sendo realizado no canal São Bento, em áreas de Campos e São João da Barra, é fruto da ação do superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso. O município de Campos foi o único a receber a doação de duas máquinas, dentro do projeto Limpa Rio, da secretaria estadual de Ambiente, para a desobstrução de canais no município.
Limpeza de canais II
Na segunda-feira (16), o município de Campos fará nova intervenção na área de Barcelos, distrito de São João da Barra. Nildo Cardoso informou que será colocada uma escavadeira hidráulica para escavar cerca de um metro de obstrução de areia na BR 356, para que a água do Paraíba possa chegar aos canais que cortam a Baixada Campista, prejudicados com estiagem e salinização.
Efeitos da estiagem
Representantes das pastas da Agricultura e Pecuária, de Desenvolvimento Ambiental e de Saúde estarão reunidos nesta segunda-feira, na sede da Prefeitura de Campos. Na pauta, a apresentação, por cada secretaria, dos números e problemas que o município está enfrentando com a estiagem prolongada. Com base nesses dados, o prefeito Rafael Diniz poderá tomar a medida ou não de decretar a situação de emergência de Campos.
Adiantar os relógios
Começou a 0h deste domingo (15) o horário de verão, que se estenderá até 17 de fevereiro de 2018. Moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS