Ponto Final - Reações pós-protestos
- Atualizado em 07/10/2017 16:52
Reações pós-protestos
Mesmo com a negativa da realidade pelo líder maior do seu grupo, pessoas que fazem oposição ao governo do prefeito Rafael Diniz (PPS) voltaram a comentar nas redes sociais, em grupos de apoio ao garotismo, o resultado pouco impactante dos protestos marcados para última sexta-feira. Alguns se voltaram contra a população que não atendeu ao chamado de desordem feito por eles. Os comentários também eram de desânimo, alguns cobravam mais empenho dos próprios garotistas, por terem sido poucos os que colocaram a cara na reta, enquanto outros falavam em “jogar a toalha”.
População atenta
A pouca adesão aos movimentos arquitetados nos últimos dias não representa a satisfação dos campistas, mas por outro lado há a inegável constatação de que a população ainda sabe de quem parte as ordens e, por isso, não dá a devida credibilidade, por que sabe que nove meses não deixariam a cidade como está. Foram anos e anos de desperdício do dinheiro público e endividamentos que comprometem orçamentos no mínimo até 2024. Liderar manifestações fazendo de conta que não tem nada a ver com isso é fácil, difícil mesmo é convencer os outros disso.
Mais um voto de confiança
As medidas tomadas pelo atual governo são sim impopulares e ninguém quer tirar o direito dos campistas protestarem, mas isso não pode parar uma cidade. Muito pelo contrário, é convivendo e trabalhando com a nova realidade do município que as dificuldades serão superadas. A pouca adesão aos manifestos é como mais um voto de confiança da população ao prefeito Rafael Diniz, assim como aconteceu na sua vitória ainda no primeiro turno. Espera-se que o enfraquecimento de um grupo não represente a soberba de outro. Mudanças precisam continuar a ser feitas, inclusive na equipe, como o próprio prefeito teria garantido em recente reunião. Cabeças brancas estariam de chegada ao jovem governo.
RPAs recebem mais uma parte
Umas das recentes queixas à atual gestão é o atraso do pagamento dos prestadores de serviço através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) referente ao mês de agosto. Na semana, foram depositados, em conta, 40% dos valores dos prestadores de serviço. Amanhã, a Prefeitura dará continuidade aos pagamentos, quando receberão mais uma parte os autônomos com iniciais de A a F. Já na terça (10), será a vez das pessoas com iniciais de G a L, enquanto na quarta (11) serão os que tem iniciais de M a Z.
Novidade
O governo de Rafael vem tentando abrir um leque de opções para que o privado vá à administração pública. A Prefeitura lançou, por exemplo, na última sexta-feira (6) no Diário Oficial do município os primeiros editais de Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI). Os chamamentos públicos visam a Iluminação Pública e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro e objetivam que o setor privado apresente estudos e projetos atraentes ao interesse público. A prefeitura reunirá os dados e projetos para avaliação pelo Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGP). A etapa é preliminar à licitação pública, mas não obriga a prefeitura a lançar qualquer procedimento licitatório advindo desses estudos.
Outros previstos
Publicado em 11 de agosto deste ano, o Decreto nº 162 estabeleceu o PMI com a finalidade de subsidiar o município na estruturação de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso. A Iluminação Pública e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro foram os primeiros temas a gerar chamamento público, mas outros editais estão em processo de elaboração com outros tópicos e serão lançados em breve.
Vetos e novas regas eleitorais
O presidente Michel Temer sancionou na noite de sexta com alguns vetos, as mudanças propostas pelo Congresso para as eleições do próximo ano. Além de vetar o dispositivo que permite censura aos provedores de internet, o presidente também retirou do texto aprovado o limite de 10 salários mínimos de doação de pessoa física para cada cargo ou chapa majoritária. Cada campanha terá um limite de gastos imposto pela nova lei de regulamentação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS