Sessão que determinará se Aécio será afastado é dúvida
17/10/2017 11:34 - Atualizado em 20/10/2017 17:56
Aécio Neves
Aécio Neves / Divulgação
Com a retirada do apoio da bancada do PT e decisão da Justiça de Brasília, que determinou voto aberto, parlamentares do comando da Mesa do Senado já não descartam a possibilidade de adiar a sessão que decidirá sobre o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e sobre seu recolhimento noturno, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão está marcada para esta terça-feira (17).
Aliados de Aécio estão preocupados e avaliam que, com a votação aberta e sem a ajuda dos petistas, diminuem as chances de o tucano se salvar. A esperança desses parlamentares era que Aécio pudesse ter votos mesmo na oposição se a votação fosse secreta. Diante do cenário atual, a avaliação é que o placar será muito apertado, mas o senador ainda conseguirá sair vitorioso e retomar o mandato.
— O placar será apertadíssimo. Acho que ele ganha, mas bem apertado. O voto aberto afugenta o PT, mas também parte do PMDB — disse um dos aliados de Aécio.
Além disso, 13 senadores estão fora do País ou de licença. Para derrubar as medidas cautelares, são necessários 41 votos. Caso não obtenha decisão favorável, Aécio ficará afastado por tempo indeterminado e ainda terá de derrubar, no Conselho de Ética, o processo aberto pelo PT por quebra de decoro, que pode, aí sim, cassar seu mandato. Até o fechamento desta edição a sessão estava mantida. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS