Jonas Lopes de Carvalho Neto quer manter carteira da OAB-RJ
11/10/2017 09:25 - Atualizado em 16/10/2017 19:10
O advogado Jonas Lopes de Carvalho Neto, delator do esquema de propina no Tribunal de Contas do Estado (TCE) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), quer manter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ). O pedido foi feito pelo defensor dele, Gustavo Teixeira. Alegou que a delação de Neto prestou um serviço à sociedade.
O Conselho da OAB-RJ, formado por 180 membros, vai decidir o caso inédito no mês que vem. Jonas Neto é um dos cinco denunciados por envolvimento em esquema de venda de decisões da Corte de contas, com a participação de outros conselheiros.
A denúncia no Inquérito 1133, protocolada em agosto, foi assinada pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio, e foi enviada ao STJ.
Além de Jonas, foram denunciados seu pai Jonas Lopes Júnior, Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, Álvargo José Galliez Novis e Edimar Moreira Dantas.
Segundo a delação do próprio pai, Jonas Neto chegou a receber, em seu escritório, no Centro do Rio, parcela de propina referente a contratos firmados por empreiteiras em obras do Estado do Rio. O TCE deveria fiscalizar as contas públicas.
Jonas Lopes Júnior foi indicado ao TCE pelo ex-governador Anthony Garotinho. Na gestão de Garotinho na Prefeitura de Campos atuou na Procuradoria.
Já Jonas Neto era advogado dele até pouco antes da delação. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS