Relator recomenda rejeição de denúncias contra Temer
10/10/2017 22:24 - Atualizado em 16/10/2017 19:09
Presidente Michel Temer
Presidente Michel Temer / Agência Brasil
Relator da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara, o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) recomendou nesta terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a rejeição do prosseguimento da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) pelo crime de organização criminosa. O presidente também foi denunciado por obstrução de Justiça, acusação que também foi rejeitada pelo relator.
Para ele, as informações são baseadas na denúncia em “delações espúrias, sem credibilidade não havendo justa causa para o prosseguimento da ação penal”. Segundo Andrada, o afastamento do presidente por 180 dias, medida que seria aplicada caso a denúncia seja aceita pela Câmara e pelo STF, “representaria uma crise de altas proporções para o povo brasileiro e para o desenvolvimento das instituições, tudo isso devido a uma denúncia claramente duvidosa”, disse.
O relatório de Andrada traz duras críticas à atuação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal que, segundo ele, favoreceram “ações espetacularizadas” pelos meios de comunicação.
O relatório de Andrada será apreciado pelos membros da comissão e, se aprovado na CCJ, será encaminhado para plenário. Entretanto, independentemente do parecer apresentado na comissão, o plenário deverá decidir se autoriza ou não a abertura de processo no Supremo Tribunal Federal (STF). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS