Homenagem marca a semana de comemoração do Dia do Médico
17/10/2017 13:30 - Atualizado em 26/10/2017 18:51
Ministério da Saúde
O Governo Federal entregou nesta terça-feira (17/10), a 12 médicos, condecorações da Ordem do Mérito Médico, honraria concedida a profissionais que prestaram serviços notáveis na área médica ao Brasil. A homenagem marca a semana em que se comemora o Dia do Médico, dia 18 de outubro. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto onde os profissionais receberam do Presidente da República, Michel Temer, condecorações nas classes: Grande-Oficial e Comendador. A Ordem do Mérito Médico foi criada em 1950 e é concedida após convite do Ministro da Saúde.
O anúncio é feito por meio de decreto assinado pelo Presidente da República e publicado no Diário Oficial da União. Os doze médicos receberam a condecoração por terem se destacado no decorrer do exercício da profissão, seja no setor público e/ou privado; no magistério da medicina ou ainda com obras relevantes aos estudos médicos.
Na cerimônia de entrega, quatro, dos doze médicos, foram escolhidos para representar o grupo de homenageados. Ao agradecer a homenagem, a médica, Carmen Luiza Correa Fernandes, ressaltou a importância da atenção básica na resolução dos problemas de saúde da população. “Nós, que acreditamos na atenção básica, que é a porta de entrada no SUS, sendo responsável pela mudança dos indicadores de saúde na atenção primária. Agradeço essa homenagem e amplio a todos que trabalham com essa área”, afirmou.
Desde 2004, já foram concedidas 63 medalhas da Ordem para nomes como Adib Jatene, Dráuzio Varela, Zilda Arns, Sérgio Arouca, José Gomes Temporão, Darcy Fontoura de Almeida, Gastão Vagner de Souza Campos e, no ano passado, em homenagem póstuma, o acadêmico e cirurgião plástico, Ivo Pitanguy.
Fonte: Ministério da Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS