Área de proteção ambiental recuperada
20/10/2017 11:19 - Atualizado em 24/10/2017 19:24
Desocupação de área ambiental invadida
Desocupação de área ambiental invadida / Maurício Porão - Divulgação
A Prefeitura de Macaé realizou, nesta quinta-feira (19), a desmobilização de uma invasão em área de proteção ambiental, localizada às margens da Lagoa de Imboassica, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106).
A ação foi organizada e executada pelas Secretarias de Ambiente e Ordem Pública com o apoio da Secretarias Adjunta de Serviços Públicos e Municipal de Mobilidade Urbana. No local existiam quatro barracos abandonados com pertences de pescadores, incluindo redes e motor de barco e ferramentas. Os materiais foram levados para a sede da Guarda Ambiental de Macaé.
A operação visa a coibição de crimes ambientais em área de preservação, conforme prevê a Lei Ambiental 9.605/98. O trabalho integrado contou com cerca de 10 agentes da Guarda Ambiental.
De acordo com o coordenador de Fauna da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto, o local foi desmatado para a construção dos barracos. Ainda de acordo com ele, o caso pode gerar prisão de oito meses a três anos.
— Não encontramos ninguém na área, mas realizaremos o auto de infração para evitar novas ocupações e a guarda ambiental dará continuidade nas rondas diárias — explicou o comandante da Guarda Ambiental, Vilmar Ribeiro.
Fernando Barreto acrescentou ainda que a operação faz parte de uma série de ações que vem sendo executadas. Entre elas, fiscalização ostensiva e efetiva, além de concretização do programa municipal de educação ambiental. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS