IMTT, Guarda e PM em operação de combate a transporte irregular
Paula Vigneron 20/10/2017 10:30 - Atualizado em 24/10/2017 19:26
Operação contra o transporte ilegal
Operação contra o transporte ilegal / Paula Vigneron
Uma operação da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) percorreu desde o início da manhã desta sexta, vários pontos da cidade, para combater o transporte irregular. Lotadas e as vans ilegais foram os alvos da ação. Na Lapa, foram apreendidos três carros de passeio usados como lotada. Em frente ao presídio feminino Nilza da Silva Santos, na avenida XV de Novembro, outro veículo também foi apreendido.
A operação aconteceu até 12h. Segundo a Polícia Militar e a Guarda Municipal, a ação segue orientação de nova legislação, que proíbe a circulação de lotadas. Mesmo os veículos com documentação em dia podem ser apreendidos se forem utilizados como transporte irregular.
No dia 29 de setembro, foi publicado, no Diário Oficial do Município, o novo Código Tributário. Na seção IV do capítulo V da publicação — referente às taxas de fiscalização de transporte de passageiros —, o artigo 388 aponta que “a exploração de transporte de passageiros sem prévia autorização, permissão ou concessão do Poder Público Municipal sujeitará o infrator” à apreensão de veículos e multa de 300% sobre o “valor atualizado da taxa devida pelo período efetivo ou estimado de funcionamento por cada veículo irregular, além dos acréscimos moratórios exigíveis”. As penas serão aplicadas concomitantemente.
De acordo com o IMTT, por não se tratar de um tributo e sim de uma penalidade administrativa, a nova regra passou a vigorar na data da publicação.
Transporte Público - Na última quinta-feira (19), o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, e o secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, participaram de uma reunião com representantes do transporte alternativo, coletivo e dos táxis com o objetivo de ouvir sugestões e debater o sistema de transporte no município.
Para Renato, construir um novo desenho para o transporte coletivo necessita da participação de todos os envolvidos. Segundo ele, os representantes dos modais em circulação já indicaram os titulares e os suplentes para a comissão que está sendo formada para redesenhar o sistema de transporte de Campos.
Segundo o presidente da cooperativa de vans Cooper Goyta, Marcio Fernandes, o diálogo está sendo mantido. “Estamos muito esperançosos de que possamos juntos encontrar uma solução que atenda a população e a nós também”, afirmou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS