Campos vai receber radiotransmissores
16/10/2017 15:22 - Atualizado em 18/10/2017 20:06
6ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública)
6ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) / Divulgação - Supcom
O subsecretário de Comando e Controle da secretaria de Estado de Segurança, Rodrigo Alves, e o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, entregam na próxima quarta-feira (18) novos radiotransmissores à Prefeitura de Campos. Com isso, 18 prefeituras passam a ser integradas por meio de radiotransmissores com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios são um importante legado e permitem ainda a comunicação com outros órgãos de segurança, beneficiando diretamente a população destas áreas. Mais de 50 aparelhos serão entregues durante a cerimônia, que será realizada no auditório da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
Desde o primeiro semestre, a superintendência de Comunicações Críticas da subsecretaria de Comando e Controle vem fazendo a entrega dos radiotransmissores em todas as regiões do estado. As prefeituras de Niterói e São Gonçalo foram as primeiras a serem beneficiadas. Em seguida, foram alinhados convênios com os municípios do Médio Paraíba (Piraí, Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia), assim como da região Centro-Sul Fluminense (Valença e Paraíba do Sul) e outros municípios do estado e Baixada Fluminense, totalizando 29 acordos de cooperação firmados.
Do total de 12 mil aparelhos, cinco mil haviam sido cedidos pelo Estado inicialmente para a organização dos Jogos Rio 2016. Eles foram vistoriados e reconfigurados pela superintendência. Sete mil aparelhos já haviam sido incorporados à Polícia Militar e outros dois mil à Polícia Civil, enquanto duzentos estão em uso pela secretaria de Segurança. Outros 300 foram entregues à secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão tetra criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo estado e o Centro Integrado de Comando e Controle. Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS — com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência — e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.
Fonte: Ascom/Seseg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS