Decreto emergencial pela estiagem nos municípios de São Fidélis e Santo Antônio de Pádua
05/10/2017 18:03 - Atualizado em 06/10/2017 18:14
A Prefeitura de São Fidélis e de Santo Antônio de Pádua declararam situação de emergência nas áreas do município afetadas por estiagem.
A emergência foi decreta em São Fidélis devido aos números fornecidos pela Defesa Civil do município. Aproximadamente 100 animais mortos na região, quatro meses sem chuva expressiva, diminuição no índice pluviométrico referente ao mesmo período do ano passado de 72,57%, área queimada de 36,23 quitares de terra, o equivalente a 51 campos de futebol. O agronegócio sofreu uma queda muito grande, a produção leiteira diminuiu em torno de 50% e as lavouras, principalmente olericultura, que é um dos fatores econômicos mais fortes do município de São Fidélis, também foram fortemente atingidas.
Houve diminuição nas nascentes e mananciais que serviam a zona rural inclusive com poços que secaram. A Prefeitura abriu novos poços para atender as comunidades e está implantando um trabalho de recuperação dessas nascentes. Locais que ainda não receberam o serviço, o atendimento está sendo feito através de carros pipas e inclusive em todas as escolas do município.
Uma campanha da Defesa Civil do município de conscientização para que a população economize água. Na zona urbana do município, a captação é feita no rio Paraíba que se encontra num dos níveis mais baixos da sua história.
Outro- A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua também decretou Situação de Emergência em virtude da prolongada estiagem que vem se agravando desde janeiro de 2017.
De acordo com o prefeito Josias Quintal de Oliveira, os relatórios técnicos emitidos pelo Gabinete de Crise confirmaram que, até o momento, há uma queda de 41% no nível de chuvas em relação aos anos anteriores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS