Outubro Rosa: cuidados com a beleza para reforçar o tratamento do câncer
Julia Beraldi 05/10/2017 13:18 - Atualizado em 16/10/2017 18:10
  • Ação na programação do Outubro Rosa

    Ação na programação do Outubro Rosa

  • Ação na programação do Outubro Rosa

    Ação na programação do Outubro Rosa

  • Ação na programação do Outubro Rosa

    Ação na programação do Outubro Rosa

  • Ação na programação do Outubro Rosa

    Ação na programação do Outubro Rosa

  • Ação na programação do Outubro Rosa

    Ação na programação do Outubro Rosa

O Hospital Escola Álvaro Alvim iniciou, na última sexta-feira (30), uma programação dentro da campanha Outubro Rosa, voltada para prevenção e luta contra o câncer de mama. As ações, como a realizada nesta quarta-feira (4), no Spa das Sobrancelhas, no Centro de Campos, objetivam promover a autoestima de 100 pacientes do hospital. O evento, que está em sua terceira edição, este ano também promoverá um mutirão para atendimento a 200 mulheres que nunca se consultaram com um oncologista ou realizaram exames oncológicos.
Nesta quarta, a gestora do Spa das Sobrancelhas de Campos, Pollyana Barros, explica o motivo da parceria com o hospital desde o primeiro ano do evento.
- Nós fazemos essa parceria com o Álvaro Alvim porque é um hospital que atende pelo SUS e é um hospital escola, que engaja também alunos da região na campanha. Temos o aval dos médicos, que autorizam a realização desses procedimentos em nossas unidades, porque tem todo um processo de higienização e cuidado. Acreditamos que a autoestima, o psicológico influencia muito no tratamento, na recuperação dessas pacientes e é uma forma de chamarmos a atenção para a importância do autoexame – explicou Pollyana.
Muito emocionadas e sorridentes, as pacientes contaram como estão fazendo para lidar com a doença e a importância do projeto direcionado a elas.
- Essa doença para mim é um detalhe, que vou vencer. Esse projeto é muito importante para mostrar às pacientes que o câncer não é o final. Hoje eu sou uma mulher diferente, descobri em janeiro que estava com câncer. Foi uma surpresa horrível, mas não me deixei abater, porque isso já é 50% do tratamento – ressaltou Tatiana Manhães, de 42 anos.
A professora de educação física, Juliana Mosso, de 40 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama em março deste ano, também se manifestou sobre a campanha: “Esse evento está servindo para mostrara que o câncer não é um bicho de sete cabeças e que não podemos deixar a autoestima de lado, porque essa não é uma sentença de morte; é uma sentença de vida, pois você tem a chance de renascer. Um evento desse mostra para a população o quanto é bom se conscientizar sobre o câncer”.
A paciente Maria José Malaquias, de 57 anos, ressalta a importância do autoexame. Foi assim que ela descobriu que estava com a doença. “Para mim, a descoberta da doença foi muito natural, já que eu mesma descobri, fazendo o autoexame, e procurei o médico com essa certeza. Eu já tive casos na família e estou procurando encarar com muita força”, contou ela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS