Resultado positivo em leilão de áreas do pré-sal
27/10/2017 14:59 - Atualizado em 27/10/2017 15:17
O leilão de 8 áreas de exploração do pré-sal registrou ofertas elevadas. A Petrobras levou as três áreas que declarou interesse e aceitou ceder até 80% da produção para a União. Esse percentual é muito acima dos valores mínimos propostos no edital e do valor oferecido no leilão de Libra, em 2013.
Seis dos oito blocos ofertados tiveram proposta. No regime de partilha, que rege o pré-sal, vence a disputa quem oferecer a maior fatia de petróleo ou gás excedente da produção futura para a União. Esse excedente é o volume de petróleo ou gás que resta após a descontar os custos da exploração e investimentos.
Além da produção futura, as empresas terão de pagar um bônus ao governo na assinatura do contrato. A União receberá R$ 6,15 bilhões das concessões vendidas neste leilão.
De acordo com o analista Wellington Abreu, o resultado foi positivo e resultará em mais empregos:
"Resultado positivo para os cofres do Governo Federal que arrecadará R$ 6,15 Bilhões, para o País que em breve será exportador de Petróleo e para região que se Deus quiser, assim que as concessionárias começarem a operar os campos arrematados irão gerar empregos, impostos e serviços! Destaque para a participação da Petrobras que com lances altos, levou 3 blocos do pré-sal e oferece até 80% da produção à União. No regime de partilha, que rege o pré-sal, vence a disputa quem oferecer a maior fatia de petróleo para a União; valores foram até 674% acima do lance mínimo e superam oferta de 2013 por Libra.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]