Câmara de SJB: disputa pela presidência em 2019 já começou?
22/10/2017 14:31 - Atualizado em 22/10/2017 16:35
Ainda é o primeiro ano da atual legislatura, que termina em 2020, mas as articulações para a mesa diretora, em especial pela presidência da Casa, parece que já começaram. Não oficialmente, já que todos negam qualquer tipo de articulação quando são questionados, mas, fontes o blog, garantem que nos bastidores o diálogo já é quente. Inicialmente, o vereador governista Alex Firme (PP) seria o mais cotado para assumir a cadeira. Contudo, ele foi condenado — junto com Carla Machado (PP), Alexandre Rosa (PRB) e Neco (PMDB) — a oito anos de inelegibilidade, devido à Machadada, e, ao menos que consiga reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está impossibilitado de disputar o pleito de 2020. Assim, esquentaram as disputas internas, uma vez que muitos consideram que seria um “desperdício”, eleitoralmente falando, ter um vereador inelegível como presidente em pleno ano eleitoral, no caso, em 2020.
A presidência da Câmara no segundo biênio desta legislatura será uma vitrine e tanto. Como dito anteriormente, caso não reverta a situação no TSE, da mesma forma que Alex não poderá ser candidato, Carla e Alexandre também estariam impedidos de disputar novo mandato. Com isso, acredita-se que o próximo presidente da Câmara, nascendo da base governista, que é maioria, pode garantir uma vaga na chapa que disputará a sucessão de Carla, com o apoio do grupo político dela.
De 2013 a 2018, o Legislativo sanjoanense tem à frente Aluizio Siqueira (PP). Sua reeleição para o quarto biênio, hoje, é considerada improvável, não impossível. Aliás, o nome dele já surge como prefeitável, confirmada a impossibilidade de Carla. Mas ele não é o único do grupo. A vereadora Sônia Pereira (PT), seria a presidente deste biênio, caso não recusasse, já que havia um combinado de fazer o mais votado a vereador do grupo em 2016, que foi ela, o chefe do Legislativo. Agora, seu nome aparece de novo nessa possibilidade, além de também já ser incluída como prefeitável.
Outro nome que vem ganhando força nos bastidores para ser o próximo presidente da Câmara é o de Ronaldo da Saúde (Pros). Dentre os nove parlamentares, é que tem vínculo mais forte com a prefeita — sua esposa é prima de Carla. Há rumores, não confirmados, de que ele já teria, inclusive, alguns votos declarados entre os atuais parlamentares. Mas, na eleição da mesa tudo pode muda em cima da hora. Gersinho (SD), que já foi presidente da Câmara, não é nome descartado. Elísio Rodrigues (PDT), cotado como prefeitável, também não.
Por ora, basta esperar. A eleição da mesa pode acontecer até 15 de dezembro de 2018. no entanto, existe uma forte expectativa da antecipação, até mesmo para fevereiro. Não se sabe ainda qual será o posicionamento, que pode ser decisivo, da prefeita Carla Machado sobre o assunto. Hoje ela tem seis, praticamente sete, votos garantidos na Casa. Se ela indicar alguém, terá de ser eleito nessa margem. Do contrário, demonstrará um racha no grupo. Por outro lado, ela pode deixar que os parlamentares decidam entre si, com que tiver mais poder de articulação — o que deixaria o jogo mais intrigante e com resultados imprevisíveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]