Chico d'Ângelo vai propor emenda de bancada por contenção do mar em Atafona
15/10/2017 15:53 - Atualizado em 15/10/2017 17:26
O deputado federal Chico d'Ângelo (PT) esteve em Atafona nesse sábado (14), acompanhado da vereadora Soninha Pereira (PT), para ver de perto a situação causada pelo avanço do mar e assoreamento da foz do Paraíba do Sul. A vereadora, acompanhada do irmão e gerente de Pesca do município, Carlos Pereira, entregou ao deputado um pedido para auxiliar na liberação de recursos para obra de contenção, com projeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Chico lembrou que acompanha o caso e que a prefeita Carla Machado (PP) esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para entrega de cópia do projeto. Agora, ele também vai se aprofundar no assunto, dialogar com Maia e propor a outros deputados uma emenda de bancada para auxiliar na solução do caso quanto a recursos, enquanto está em andamento as questões ambientais:
— A solução aqui vai passar por parceria que envolva a União, estado, município e até uma parceria com o setor privado. Há exemplos no país de problemas dessa dimensão que foram resolvidos dessa forma. Aqui a solução, por exemplo, com relação a emenda parlamentar de bancada, que seria uma outra forma de se pensar uma solução. Para emenda parlamentar de bancada você tem que ter, pelo menos, cinco parlamentares que defendam essa proposta. Vou tentar trabalhar nessa linha. São emendas que envolvem um volume de recurso muito maior. Existe certa dificuldade da liberação, mas várias delas saem.
Campista, Chico conhece e tem lembranças do litoral sanjoanense há muitos anos. “Cada vez que a gente vem o problema se agrava mais. Eu sei que não é uma coisa impossível de ser resolvida, porque têm exemplos em municípios como Conceição da Barra (ES) e Marataízes (ES), que tinham problemas bastante similares e foram resolvidos. Por meio da vereadora Soninha, que solicitou esse empenho, me coloco à disposição no que for possível ajudar para solução dessa questão que é vital aqui para região. São pescadores, mexe com a questão do turismo”, avaliou.
Apesar de manter vínculos afetivos com a sua cidade natal e ter recebido votos em toda região, Chico tem a cidade de Niterói como base eleitoral. Foi para lá estudar e chegou a ser secretário de Saúde da cidade. E por falar em saúde, o parlamenta lembra que destinou para SJB duas emendas, em dois anos consecutivos, no valor de R$ 1 milhão cada. Em seu terceiro mandato consecutivo, o parlamentar é pré-candidato ao mesmo cargo em 2018.
Ao blog, o deputado também falou sobre outros assuntos:
Desgaste do PT — Chico reconhece que há um certo desgaste da sua legenda, que foi refletida nas eleições municipais de 2016, mas vê o cenário político muito dinâmico. Segundo ele, isso fica claro quando o ex-presidente Lula lidera, atualmente, todas as pesquisas de intenção de voto.
Crescimento dos conservadores e imprevisibilidade para 2018 — “É um fenômeno mundial do crescimento dos movimentos mais conservadores. Há na história momentos cíclicos. Mas a história é dinâmica. Se esse crescimento existe, por outro, lado há uma contradição muito grande. A população mais empobrecida do país sabe que esse segmento tem uma lógica que prejudica a vida das pessoas. Em uma campanha eleitoral você tem como mostrar isso. Tenho a impressão que podemos ter surpresas, vide a história do Brasil. Há realmente um crescimento dos setores mais conservadores, fundamentalismo na política, judicialização, radicalismo mesmo. Fui presidente da Comissão de Cultura no ano passado. Vi o que aconteceu no Brasil de resistência dos movimentos para não deixar o Ministério da Cultura ser extinto. Participei de audiências com vários artistas, ocupações Brasil afora com artistas de peso, alguns até que foram simpáticos ao impeachment. Há mudança inclusive em setores que apoiaram essa mudança no Brasil. Há uma imprevisibilidade com o que pode acontecer no ano que vem”.
Denúncia contra Temer — Chico considera que o presidente Michel Temer (PMDB) construiu uma maioria sólida ao fazer do Planalto um “balcão de negócios” de cargos no governo, recebendo diariamente mais de 50 parlamentares para conversas. Por outro lado, acredita que com a proximidade das eleições, muitos parlamentares querem se afastar do presidente, que tem apenas 3% de aprovação popular. Por isso, acredita que a autorização para investigá-lo não vai passar novamente, mas se tiver uma ampla cobertura da mídia o resultado a favor do presidente não será tão expressivo quanto na primeira denúncia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]