Câmara de SJB quer que empresas priorizem trabalhadores do município
03/10/2017 13:48 - Atualizado em 03/10/2017 20:51
O município de São João da Barra está sofrendo com os fortes impactos causados pela crise econômica e financeira que atinge todo o país. Na sessão ordinária desta terça (3), a Câmara aprovou uma indicação do vereador Aluizio Siqueira (PP) que pode ajudar a solucionar o problema. Na matéria, ele sugere à prefeita Carla Machado (PP), que crie por meio de portaria, uma comissão de licenciamento municipal, objetivando auxiliar nos processos de legalização de empresas que queiram se instalar no município.
O texto sugere que sejam submetidos ao tratamento da comissão, todos os empreendimentos que oferecerem no mínimo 20 empregos, sendo metade deste número aos munícipes de São João da Barra (não excluindo outros casos de relevância municipal). “Se a empresa oferecer 100 empregos, por exemplo, 50 deles terão que ser para os nossos munícipes”, explicou. Outra orientação é para que todas as etapas pertinentes ao processo de legalização junto aos órgãos municipais sejam cumpridas no máximo em 60 dias.
A iniciativa visa gerar empregos para os moradores do município e aumentar a arrecadação tributária. Segundo o vereador, ao buscar a legalização nos órgãos públicos, as empresas esbarram em burocracias administrativas, gerando atraso no início de suas atividades. A comissão poderá auxiliar na desburocratização dos processos administrativos, respeitando as leis existentes e dando mais agilidade na instalação de novas empresas.
Projetos aprovados nesta terça
Ainda na sessão desta terça, que contou com o retorno do vereador Alex Firme (PP), o vereador Gersinho (SD) solicitou a colocação de retroescavadeiras hidráulicas para atender produtores rurais. Eziel Pedro (PMDB) indicou a construção de uma nova ponte ligando Grussaí aos bairros do outro lado da Lagoa. Eziel e Franquis Arêas (PR) indicaram a contratação (por meio de concurso público) de monitores nos ônibus escolares.
Para o trecho compreendido entre SJB e Atafona, Ronaldo Gomes (Pros) sugeriu a reforma da ciclovia. Sônia Pereira (PT) indicou serviços de dragagem nas imediações dos frigoríficos e Boca da Barra em Atafona. Franquis sugeriu a limpeza e dragagem do valão entre os bairros Chatuba e Água Santa, na sede. Caputi, Ronaldo e Aluizio Siqueira solicitaram o calçamento de uma rua no bairro Liramar.
Foram ainda aprovados, quatro projetos de lei enviados pelo gabinete da prefeita: o que institui o Programa de Recuperação Fiscal de São João da Barra (Refis 2017); o que autoriza a abertura de crédito adicional especial por excesso de arrecadação, o que dispõe sobre o brasão da secretaria de Ordem Pública e o que transforma em função gratificada, os cargos comissionados de comandante e subcomandante da Guarda Civil Municipal.  
Fonte: Ascom/Câmara de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]