Sua comunicação é poderosa?
02/10/2017 08:11 - Atualizado em 02/10/2017 09:29
Por Cristine de Sá Azevedo, 29/09/2017
Quantas dificuldades enfrentamos em nossas vidas, em nosso ambiente de trabalho, em nossos relacionamentos? Nesse momento da história, atravessamos situações que nos desafiam o tempo todo, no que diz respeito à comunicação. No relacionamento com o outro, onde quer que ele se encontre, muitas vezes não há simpatia. A comunicação se dá com ruídos, ou seja, sem sintonia fina. Nosso olhar sobre o outro perpassa certezas que nos fazem acreditar em alucinações, que em geral nada tem com a verdade. Acreditamos que nossa visão de mundo é a melhor e queremos impor esse modo de ver e funcionar ao outro. Jung nos diz que: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”.
Quantas vezes a comunicação é falha e, através dos nossos valores, crenças, filtros internos e programas que instalamos lá atrás e que nem sempre são os melhores, vamos completando a fala do outro sem procurar certificar se entendemos de verdade o que foi dito...? Esse completar é o inconsciente trazendo nossas referências.Um verdadeiro baú cheio de impressões que tivemos ao longo de nossa existência. Ocorre não poucas vezes, que costumamos dar ênfase àquilo que não é tão positivo. Nesse “mundo tão ameaçador” é importante desenvolver a habilidade de defesa. Muitas verdades foram colecionadas ao longo do tempo e embasadas em experiências vividas com muita emoção e muito importantes? Mas nem sempre são as mais corretas, em termos de sucesso. Acabamos guiados por essas certezas não tão positivas nos defendendo do outro, alimentando histórias de vítima, escondendo-nos de possibilidades para que o outro não perceba nossos medos.
Criamos lindas histórias de dor que nos dão certo conforto, mas que nos fazem embotar um futuro promissor. E assim vamos seguindo pela vida sem desafiar essas mesmas crenças e criando realidades nem sempre favoráveis. Entramos em um fluxo perigoso onde ouço o outro a partir de meus medos e inseguranças, crio pensamentos errados, passo a acreditar nas minhas percepções como se estivessem corretas, e vou gerando sentimentos que me levam a atitudes desastrosas.
Na Programação Neuro Linguística JonhGrinder, um de seus criadores, nos diz: A performance da excelência é o estado de nada sei”. É importante compreender o valor da PRESENÇA. Quando estou presente com o outro com um olhar apreciativo, curioso e sem julgamento, ou seja, sem achar que sei tudo sobre ele, lhe dou o direito ser como é. Isso traz a certeza que o aceito e que compreendo seu modo de agir, de funcionar, já que dou a nós dois a oportunidade de nos conhecermos.
Hoje não sou a mesma de ontem, já que passei por inúmeras oportunidades de conhecer mais coisas. Novos trabalhos, novos desafios, novas conquistas... Se é assim comigo, se me transformo dia a dia, porquê não vejo o outro da mesma forma, ou seja, em desenvolvimento? Ele é novo também a cada momento. Há poder na gentileza e na amorosidade. E como nos surpreendemos!!!
Outro aspecto a colocar atenção é no meu modo de falar. Meus relacionamentos são de extrema importância, já que ninguém vive sozinho. Apenas 7 (sete)% do que eu falo é conteúdo. Como eu falo faz toda diferença. Então tenho que me perguntar: como eu estou falando o que falo? O processo de Coaching nos permite olhar para nós mesmos, conhecer como estamos e quem podemos nos tornar quando temos autoconsciência, quando usamos nossa vontade e determinação na direção do nosso coração, entendendo que podemos ser mais felizes quando nos comunicamos de maneira eficaz.
Cristine tem licenciatura em Artes Visuais, é pós-graduada em Arteterapia e possui especialização em técnicas e práticas avançadas de programação neurolinguística e treinamento pessoal. Tem formação em Coach pelo Instituto de Desenvolvimento Pessoal (Indesp) e trabalha com PNL Sistêmica (Desenvolvimento de Harmonia intrapessoal e interpessoal, voltado para sistemas, grupos, famílias, pessoas enquanto sistema autônomo).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rafael Mamiya

    [email protected]