Administração Penitenciário diz que tornozeleiras estavam disponíveis, mas não instaladas
22/09/2017 01:00 - Atualizado em 25/09/2017 16:19
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Confiança?
A secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), responsável pela instalação e manutenção das tornozeleiras eletrônicas, comunicou o juízo da 100ª Zona Eleitoral de Campos sobre uma possível violação do monitoramento do ex-governador Anthony Garotinho, condenado a 9 anos, 11 meses e 10 dias de prisão por “comandar esquema criminoso” de troca de votos por Cheque Cidadão, mas que cumpre a reclusão em casa até julgamento em segunda instância. No decorrer da quinta-feira, a Seap informou à imprensa que houve uma falha no GPS do equipamento. No entanto, o histórico da secretaria coloca, no mínimo, uma pulga atrás da orelha.
Sem resposta
A jornalista Suzy Monteiro publicou no blog Na Curva do Rio, hospedado no Folha 1, que entrou em contato novamente com a Seap para saber se o órgão avisou à 100ª Zona Eleitoral sobre a falha na localização da tornozeleira. Porém, a secretaria, que tem uma assessoria de imprensa muito eficiente, não respondeu. Vale lembrar que em junho, a Seap chegou a informar rapidamente que os vereadores Thiago Ferrugem (PR) e Linda Mara (PTC) já estavam com o equipamento de monitoramento eletrônico, após determinação do juiz Ralph Manhães.
Informação
Entretanto, no dia seguinte, após ser desmentida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a secretaria de Administração Penitenciária reconheceu o erro de comunicação e afirmou que as tornozeleiras estavam disponíveis, mas não foram instaladas até aquele momento. No final das contas, no que acreditar? Após ser avisado pela 100ª ZE da possível violação do monitoramento, o ministro Tarcísio Vieira, relator da Chequinho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o Ministério Público Eleitoral e a defesa do ex-governador se manifestem com urgência em até 24 horas.
Casinha?
Ex-prefeita e esposa do ex-secretário de Governo de Campos, Rosinha Garotinho publicou nas redes sociais uma nota do advogado Carlos Azeredo em que ele diz que “a tornozeleira eletrônica apita em determinados locais da casa (...) devido à dimensão da residência”. Em uma transmissão no Facebook feita na casa de uma vizinha, após a medida cautelar que proibiu gravações no imóvel onde o ex-governador está, Rosinha diz que os fundos do imóvel vai até uma vila, onde o relatório inicial da Seap apontava a violação do monitoramento eletrônico. Pelo jeito, a “casinha da Lapa”, que Garotinho costuma encher a boca para dizer ser um dos seus poucos patrimônios depois de anos de vida pública, não é uma “casinha” apenas.
Incentivo
Ontem durante a realização do RioAgro Cana, o presidente do Siserj, Frederico Paes, destacou mais um esforço para a melhora das condições de trabalho no campo, com a máquina colheitadeira alemã que já saiu do laboratório e, a partir daquele momento, se encontra em fase de experiência em Campos, pela primeira vez no país. Frederico comentou que agora para alavancar o setor, há a necessidade de apoio governamental para continuar o trabalho. “Porque não adianta apresentar tecnologias e não aplicar. E a importância de parcerias é muito importante. Parcerias como as que tivemos para realizar esse evento, tornando-o este sucesso”.
Tecnologia
A tecnologia também está ajudando com um drone. Este já é utilizado com sucesso em vários estados, entre eles São Paulo, na identificação aérea de falhas no plantio e posterior renovação de canaviais. Ele chegou para apoiar a produção do mapeamento georreferenciado, ou seja, se cria uma imagem e, a partir delas, se faz vários tipos de análises, observando os locais que têm falhas, quanto se está perdendo e quanto se deve replantar, entre outros.
Cooperação
Outros pontos abordados no evento de ontem foi a oportunidade dos pequenos produtores se organizarem em cooperativas. O superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil, Daniel Granuzzo, explicou que um dos incrementos em negócios hoje pode ser através do cooperativismo, que tem amplas possibilidades de fazer prosperar as pequenas propriedades no campo, citando o exemplo específico da Coagro. Também a necessidade da melhoria do solo foi apontada pelo agrônomo da UFRRJ, Josiel de Barros, ao afirmar que é preciso haver uma melhoria do solo, além de adubação, entre outros benefícios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS