Prisão de Garotinho: juiz vê delírios e vitimização
16/09/2017 19:12 - Atualizado em 25/09/2017 16:16
Juiz vê “delírios e vitimização”
Nas páginas 2 e 3 desta edição, é possível ver as várias opiniões sobre a prisão domiciliar de Anthony de Garotinho (PR). Na reportagem, também são vistas partes das entrevistas concedidas pelo juiz da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Ralph Manhães, à revista Veja e à Folha de São Paulo, neste último veículo respondendo a questionamentos a partir de uma matéria feita com Clarissa Garotinho (PRB). Sem titubear da sua sentença, o magistrado foi firme ao afirmar à Veja que “quem o critica provavelmente não leu as 236 páginas da sua sentença”. Ralph ainda apontou “delírios e vitimização da família Garotinho”.
Medidas justificadas
Além de condenar Garotinho a nove anos e 11 meses de prisão domiciliar e colocá-lo com uma tornozeleira eletrônica, o magistrado autorizou o contato do político apenas com advogados e familiares. Ao ser questionado sobre tais medidas pela revista, o magistrado expôs os detalhes já conhecidos por quem acompanha desde o início as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal: “Tenho mais de cem depoimentos que mostram como a prefeitura de Campos usou o programa Cheque Cidadão para comprar votos. Tenho laudo da Polícia Federal que mostra como documentos foram apagados”, disse, enumerando ainda outros motivos, como a coação de várias testemunhas nos últimos meses, inclusive com o uso de armas, supostamente por pessoas ligadas ao grupo político investigado.
“Teoria da conspiração”
A Veja também ouviu o juiz sobre a insinuação da família Garotinho de que sua decisão tem a ver com o fato do ex-governador fazer acusações contra o desembargador Luiz Zveiter, que, segundo Clarissa disse à Folha de São Paulo, tem “um comando muito grande sobre a Justiça estadual”. Na rede social, outro filho de Garotinho, Wladimir, disse“ que desde o início tem se afirmado que é Zveiter por trás de toda essa operação midiática chamada de Chequinho”. Para Ralph, trata-se de “teoria da conspiração. Só vi Zveiter duas ou três vezes na vida. Me baseio em fatos apenas e esse discurso dele é o da vitimização”.
“Prisão é segregação”
O titular da 100ª Zona Eleitoral também comentou sobre os impedimentos a Garotinho em se comunicar na internet e rádio. “Ele usa a internet para intimidar autoridades. Uma coisa é a liberdade de expressão. Outra é ficar caluniando as pessoas. Presos não podem se comunicar com o mundo exterior. Veja que Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo estão na mesma situação. Condenado pelo mensalão, Roberto Jefferson no passado também quis dar entrevistas preso e não conseguiu (...) o certo é que pessoas detidas não falem. Prisão é segregação e isso está previsto em lei”.
Tudo azul!
Ontem o azul ganhou Friburgo, as ruas de Campos e as redes sociais. Saiu da garganta um grito entalado há 25 anos. O Goytacaz está de volta à elite do futebol carioca e ainda superando o seu maior rival: o Americano, que também merece as nossas reverências pelo belo trabalho que fez na Série B1. Parabéns a todos os atletas, diretores e equipe técnica do Goyta, especialmente ao comandante Paulo Henrique Oliveira, que voltou ao Alvianil, após quatro décadas para marcar mais uma vez a história do time da rua Gás.
José Renato
Expectativa
A situação do servidor do estado do Rio ainda não tem um prazo certo para melhorar. Mas, com a possibilidade da liberação do empréstimo bancário de R$ 3,5 bilhões cada vez mais próxima, aumenta a expectativa para que os salários sejam regularizados e que, inclusive, o Governo do Estado pague o 13º ainda de 2016 até 10 de outubro. Segundo fontes do alto escalão do Palácio Guanabara revelaram ao jornal O Dia esse é o prazo que o governo trabalha para receber os recursos. Se a previsão se confirmar, 227 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas terão o crédito da gratificação de Natal ainda na primeira quinzena do próximo mês. O valor líquido necessário para quitar o débito referente ao 13º é de R$ 1,2 bilhão.
Alerta
O mês de setembro é historicamente o que mais registra incêndios florestais no Brasil. E, em 2017, não está sendo diferente. Diversas regiões registram neste período de estiagem as menores taxas de umidade relativa do ar. Mas, apesar das condições naturais serem favoráveis à ocorrência e propagação de queimadas, elas têm origem na ação humana. Esse é o alerta inclusive feito pelo Corpo de Bombeiros de Campos, que diariamente tem que combater chamas em áreas como terrenos baldios, onde infelizmente algumas pessoas insistem em queimar lixos. O descarte de ponta de cigarro acesa à beira das estradas também é outra causa bastante comum.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS