Ficou "nítido"
09/09/2017 00:00 - Atualizado em 18/09/2017 15:25
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Ficou “nítido”
O juiz Ralph Manhães vem batendo na tecla em suas decisões de que a questionável estratégia do ex-governador Anthony Garotinho em trocar constantemente de advogados durante o andamento da ação penal, em que é réu na Chequinho, tem como objetivo apenas atrasar o processo. Garotinho vem colecionando derrotas nos tribunais e, dessa vez, a desembargadora Cristina Feijó, do Tribunal Regional Eleitoral, ao negar mais um habeas corpus do marido da ex-prefeita de Campos, destacou que as “seguidas negativas de apresentação das alegações finais” tinham o “nítido propósito de evitar a prolação da sentença”.
Coisa de guru
Antes do troca-troca de advogados — pelo menos cinco — foram os inúmeros pedidos de suspeição do juiz feitos por Garotinho, que muitas vezes também foram usados como forma de retardar o processo. Foram em vão, já que o juiz Ralph Manhães, tão temido pelo réu, será o que dará a sentença, que tudo indica não tardará muito, já que as alegações finais da defesa já foram apresentadas, último passo antes da decisão. Qualquer que seja ela, aos olhos de Garotinho, será resultado de “perseguição”. Ele mesmo, como um guru, prevê que será condenado.
Incertezas
O clima que marcou Campos esta semana deve se repetir na próxima com novas queixas surgindo. Alguns servidores prometem manter o estado de greve até que reuniões ocorridas tenham resultados e que novos encontros ocorram. Os motoristas de ambulância devem seguir trabalhando apenas com 30% do efetivo. Também não devem tardar as várias queixas de quem trabalha através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Ainda não há uma previsão para eles receberem.
Vai esquentar na Câmara
Na Câmara, que não teve sessão nesta semana, a expectativa é de embates quentes entre situação e oposição. De um lado os que usarão os últimos protestos para descredibilizar o atual governo, do outro os que lembrarão do que foi herdado e do “terrorismo” de quem “não desceu do palanque”. As sessões prometem ser longas e, muitas vezes, o que realmente interessa à população fica em segundo plano.
Código será debatido
Apesar do clima de tensão previsto, a discussão sobe o novo Código Tributário ainda predominará na Casa. Mesmo com os encontros com representantes da sociedade civil organizada, o desgaste virá. O presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede), já marcou a audiência pública que vai discutir o novo Código Tributário para a próxima quarta-feira — dia de sessão ordinária—, às 15h, no plenário do Legislativo.
Como se inscrever
As entidades interessadas em participar da audiência sobre o código devem se inscrever, na assessoria de Plenário e Comissões da Câmara, das 9h às 15h. É preciso apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, cópia registrada da ata da fundação e cópia da ata de eleição da atual diretoria. Caso o presidente da entidade não possa comparecer para a inscrição ou para a audiência, deve enviar ofício com identidade e CPF da pessoa a ser autorizada.
Reflexos da crise
A cada dia Campos vê um novo estabelecimento fechar as suas portas. Sempre atento, o Blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado na Folha 1, noticiou o encerramento de mais uma atividade, desta vez o tradicional Kinsan, um dos precursores de comida japonesa na cidade. O restaurante funcionou durante anos na rua Álvaro Ferreira da Silva Pinto e havia se mudado para o final da avenida Pelinca. Agora o atual imóvel já se encontra com placa para passagem do ponto. Foi o blog também que noticiou o recente fechamento do Habib’s na cidade, assim como outros tristes exemplos da crise.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS