Ministério de Minas e Energia mantém horário de verão
25/09/2017 13:10 - Atualizado em 17/10/2017 15:56
O horário de verão continua valendo este ano para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A informação, divulgada pelo O Globo, foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nesta segunda-feira (25). Com a decisão, os moradores das regiões citadas deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro.
Desde 2008, o horário especial vigora até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Em 2018, será no dia 19 de fevereiro, quando os relógios serão atrasados em 1 hora.
O fim do horário de verão chegou a ser avaliado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.
Entretanto, o país passa por mais um ano de chuvas fracas que reduziram o armazenamento de água nas represas das hidrelétricas e o governo vem adotando medidas para garantir a oferta de eletricidade, entre elas o aumento da importação de energia do Uruguai e início da importação da Argentina.
Diante desse quadro, mesmo que pequena a economia de energia proporcionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.
O Ministério de Minas e Energia informou que, para 2018, o governo deve fazer uma pesquisa para decidir se mantém ou não o horário diferenciado nos próximos anos.
Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS