Estudantes da Uenf recebem Lindbergh
Matheus Berriel 16/09/2017 01:10 - Atualizado em 18/09/2017 13:14
Uenf
Uenf / Antônio Leudo

O senador Lindbergh Farias (PT) esteve na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, nessa sexta-feira (16), para participar de uma mesa do Diretório Central Estudantil (DCE) sobre as perspectivas para as universidades estaduais do Rio de Janeiro, que vêm sofrendo com a crise financeira enfrentada pelo Estado. Na ocasião, Lindbergh esteve reunido com o reitor da Uenf, Luis Passoni, e prometeu apoio com emenda parlamentar para manutenção do restaurante universitário em 2018.
— Podem contar com a gente. Nós vamos colocar, no próximo ano, uma emenda parlamentar ao restaurante universitário. Esta é uma universidade criada por Brizola, idealizada por Darcy Ribeiro. Essa é uma pequena ajuda que a gente vai dar para o próximo ano. Agora, é fundamental a gente defender as universidades públicas estaduais do Rio de Janeiro. Não podemos permitir o fim dessas universidades — afirmou o senador.
De acordo com Passoni, atualmente, o restaurante universitário do campus Darcy Ribeiro está servindo cerca de 500 refeições diárias, mesmo com uma queda de 50% na frequência à Uenf em virtude da greve do corpo docente. Continuam frequentando o local os estudantes que fazem pós-graduação e os que participam de projetos de extensão ou iniciação científica.
Sem receber verba para manutenção desde outubro de 2015, segundo Passoni, a Uenf está quase no limite em relação ao restaurante universitário. “A gente ainda tem algum recurso do último edital do Pnaest, do Ministério da Educação (MEC), que garante a questão do subsídio no funcionamento do restaurante. O recurso é do edital é de 2015, não houve novos editais desde então, e esse recurso deve se esgotar ainda este ano. Por isso, é importante a gente ter a garantia de algum recurso para o ano que vem”, destacou.
Antes da visita de Lindbergh, no início da semana, o reitor da Uenf já havia estado em Brasília, onde se reuniu com deputados e senadores do Rio de Janeiro pedindo emendas orçamentárias para 2018 e apoio à PEC 47, que trata do repasse em duodécimos para as universidades estaduais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS