ETE Lagoa do Vigário com lançamento nesta quinta
14/09/2017 01:17 - Atualizado em 14/09/2017 14:13
Lagoa do Vigário
Lagoa do Vigário / Folha da Manhã
Dando continuidade aos trabalhos de revitalização da Lagoa do Vigário, será lançada nesta quinta-feira (14), às 11h, as primeiras fundações para início à construção da oitava Estação de Tratamento de Esgoto de Campos, pela concessionária Águas do Paraíba, com a presença do prefeito Rafael Diniz. Para a concessionária, responsável pelo tratamento de água e esgoto no município, a ETE Lagoa do Vigário é um marco, porque consolida a universalização do saneamento no município mais populoso do Norte Fluminense, com meio milhão de habitantes.
Ainda de acordo com a empresa, são seis estações em funcionamento, a sétima, no Parque Esplanada, será inaugurada em dezembro. Os investimentos põem Campos na segunda posição no ranking em saneamento, entre os maiores do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Trata Brasil.
A ETE Lagoa do Vigário é construída em área de cinco mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus, no Parque Vicente Dias.
Internalizando o Sistema Brioproj, a nova planta de processamento tem a capacidade total de tratar 270 litros de esgotos por segundo, ampliando o serviço de coleta e tratamento para mais de 100 mil pessoas, em Guarus, na margem esquerda do rio Paraíba do Sul.
Na primeira fase, a estação vai tratar 90 litros de esgoto por segundo, já no próximo ano, aumentando para mais de 90% o serviço de coleta e tratamento do esgoto da população urbana de Campos.
De nível secundário, atendendo à legislação ambiental e cumprindo as exigências do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), a ETE Lagoa do Vigário vai ter pré-tratamento, retirando areia, óleos e graxos e sólidos grosseiros, e, também, o tratamento aeróbio e anaeróbico de todo o líquido resultante, devolvendo-o ao rio Paraíba do Sul sem contaminantes.
Construída ao lado da ETE Guarus, a ETE Lagoa do Vigário completa o ciclo inicial de investimentos em coleta e tratamento de esgoto de Campos dos Goytacazes da concessionária Águas do Paraíba, onde já estão em operação outras seis estações: ETE Sul (Chatuba), ETE Guarus, ETE Codin, ETE Imperial, ETE Donana e ETE Paraíba (Matadouro, ao lado da Uenf). (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS